Por que fazer esse curso?

É muito importante dominar as técnicas de elaboração de projetos no cotidiano. Além de promover a vantagem de instrumentar os agentes das ações, com as previsões e norteamentos exigidos, o domínio deste gênero textual favorece à compreensão de seus correlatos (planos, programas e políticas). Trata-se de um ponto de referência fundamental para consultas, organização, reflexão e direcionamentos.

O que eu preciso saber?

O público-alvo não é predeterminado. Basta o interesse com o desenvolvimento de projetos, mas os resultados serão melhores para estudantes ou profissionais que estejam em formação ou já formados pelo menos no nível médio.

Estrutura do Curso

O Curso é organizado em oito aulas gravadas, com atividades práticas na forma de micro-oficinas.
Aula 1 — Introdução
Esta aula compreende o conceito e classificação de projetos e a definição de temas/subtemas, problemas, justificativas, objetivos e metas.
Aula 2 — Fundamentação teórica
Nesta aula, você aprenderá a preparar um esquema de suas abordagens e a fazer citações diretas e indiretas, com prevenção de plágio.
Aula 3 — Metodologia
Abrange a noção de método, a classificação das pesquisas (quanto aos objetivos e procedimentos), a concepção de extensão, a instrução para a descrição do local e público-alvo, os procedimentos, os materiais a serem utilizados e o tratamento dos dados.
Aula 4 — Recursos
Contém orientações sobre como definir recursos humanos, materiais e financeiros, incluindo-se a elaboração de uma tabela de custos.
Aula 5 — Cronograma
Você aprenderá a compor um cronograma conforme o desdobramento das ações que previu para o projeto e que estejam relacionadas com ele.
Aula 6 — Referências
Esta é também uma aula fundamental, por contemplar uma das abordagens mais complexas do projeto, que é a composição de uma lista de referências utilizadas na sua escrita.
Aula 7 — Resumo
Trata-se da tarefa final do desenvolvimento do seu projeto, embora o resumo tenha que ser colocado antes da introdução. Orientará você a escrever corretamente, conforme a normativa aplicada.
Aula 8 — Apêndices e anexos
Traz as orientações sobre as partes complementares de um projeto, que são os apêndices e os anexos, além de noções gerais de formatação, como tipo e tamanho de letra, margens, elaboração de sumários, etc. Há também uma revisão de todas aulas.