Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental: Fundamentos, Práticas e Normas Aplicadas

3. Práticas Sustentáveis e Gestão de Resíduos

3.1. Introdução à Logística Reversa (relacionada ao 5R – especialmente o “Reciclar”)

🔄 A logística reversa é o processo de planejar, implementar e controlar o retorno de produtos e materiais ao ciclo produtivo ou à destinação final ambientalmente adequada. Diferente da logística tradicional (que leva produtos ao consumidor), a logística reversa se preocupa com o caminho de volta: o que fazer com os resíduos, embalagens, eletrônicos e outros itens descartados.

Essa prática está diretamente conectada ao conceito dos 5Rs, especialmente ao Reciclar, ao transformar resíduos em matéria-prima para novos produtos. A logística reversa é uma exigência legal no Brasil (Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos), mas também uma ação estratégica e sustentável, que reduz impactos ambientais, economiza recursos e fortalece a imagem das organizações. A seguir uma imagem que ilustra o ciclo da logística reversa:

Ciclo da logística reversa, inicia da indústria ao distribuidor, segue ao varejo, consumidor, coleta, reciclagem  e indústria

Imagem didática com escopo, parâmetros e ajustes dos autores do curso e apoio de IA. 

 

🔹 Exemplo prático:
Uma empresa de eletroeletrônicos cria um programa de coleta de produtos antigos ou quebrados, como televisores e celulares. Os consumidores podem devolver os aparelhos nas lojas, onde são separados e enviados para parceiros especializados em desmontagem e reciclagem. Os materiais como plástico, vidro e metais são reaproveitados na fabricação de novos produtos, reduzindo a extração de recursos naturais e os impactos ambientais do descarte incorreto.

Assista o vídeo a seguir (4 min. e 8 segundos)

 

GLOBO. Bom Dia Brasil: Logística Reversa. 2013