Conhecendo o Pinterest
Site: | Plataforma de cursos MOOC IFRO |
Curso: | Recursos Digitais para a Curadoria de Conteúdo |
Livro: | Conhecendo o Pinterest |
Impresso por: | Usuário visitante |
Data: | quinta-feira, 31 jul. 2025, 19:41 |
1. Introdução
Agora que você já conhece um pouco mais sobre curadoria, suas etapas e alguns critérios para avaliar Recursos Educacionais Digitais (RED), que tal conhecer alguns recursos digitais para compartilhar os resultados de sua ação curadora?
Começaremos explorando o Pinterest. É bem provável que você já conheça essa vitrine virtual de conteúdos e a utilize em suas pesquisas. Mas, você sabia que, além de poder criar pastas com os conteúdos que você considera interessantes, você também pode criá-los e compartilhá-los com seus(as) alunos(as)? Vamos descobrir como?
Imagem 1: Página Inicial do Pinterest
Fonte: https://br.pinterest.com/ (Print de tela).
2. Acessando o Pinterest
O Pinterest funciona como uma vitrine virtual onde podemos encontrar uma imensa variedade de conteúdos educacionais ou de interesse pessoal. Nessa plataforma você pode selecionar, analisar, e organizar os conteúdos relacionados ao seu componente curricular em pastas que podem ser publicadas ou compartilhadas com seus(as) alunos(as) e com outros(as) professores(as).
O Pinterest pode ser acessado pelo site https://br.pinterest.com/ e também por aplicativos, disponíveis para Android e iOS. Você tem três opções para acessar o conteúdo do Pinterest, veja Imagem 2:
Imagem 2: Formas de acesso
Fonte: Arquivos da autora. Adaptado de https://br.pinterest.com/, 2025.
1. criando uma conta;
2. acessando pelo Facebook;
3. acessando pelo Google.
Nas duas últimas opções, se você estiver logado no Facebook ou no Gmail do Google, o login é mais rápido, não havendo necessidade de logar novamente.
3. Feed inicial do Pinterest
Ao entrar no Pinterest, a plataforma pedirá que você escolha os tipos de conteúdo que deseja ver no seu feed inicial onde você encontrará Pins, pessoas e marcas escolhidas de acordo com seu interesse. Esses feeds são mostrados com base na atividade de pesquisa mais recente do usuário e daqueles que ele escolhe seguir.
Sim! Ao encontrar um Pin (marcador de conteúdo) do seu interesse, você pode optar por “seguir” seu autor, e cada vez que ele publicar um novo Pin, você será notificado e poderá acompanhar as novas publicações.
Caso as opções não atendam ao seu interesse, você poderá pesquisar por temas e ideias na barra de pesquisa (Imagem 3).
Imagem 3: Barra de Pesquisa
Fonte: Arquivos da autora. Adaptado de https://br.pinterest.com/, 2025.
Observe na Imagem 3 que, no feed inicial, você também tem acesso à criação dos seus próprios Pins (1) e à Central de Ajuda (2) – https://help.pinterest.com/pt-br?source=gear_menu_web.
O acesso à Central de Ajuda pode auxiliá-lo em caso de dúvidas quanto:
- · aos primeiros passos na plataforma;
- · ao gerenciamento de contas e de preferências;
- · a como encontrar, salvar e adicionar Pins da Web;
- · à criação e edição;
- · a conectar, colaborar e compartilhar conteúdo, privacidade e segurança.
4. Pins
Os Pins são marcadores de ideias apresentadas como imagens ou vídeos disponibilizados no Pinterest. Você utilizará esses marcadores para salvar ideias que são de seu interesse. Apesar do Pinterest não trazer textos, ele redireciona o usuário para o site do texto referente à imagem disponibilizada.
Ao passar o cursor sobre a imagem, aparece a opção SALVAR, como mostra a Imagem 4. Para “guardar” um Pin basta você clicar nessa opção e ele será salvo. Os Pins que você salva podem ser organizados em pastas para que você os visualize mais facilmente como veremos mais adiante.
Imagem 4: Salvando Pins
Fonte: Arquivos da autora. Adaptado de https://br.pinterest.com/, 2025.
Observe na Imagem 5 como aparecerão os Pins salvos por você:
Imagem 5: Pin salvo
Fonte: Arquivos da autora. Adaptado de https://br.pinterest.com/, 2025.
4.1. Acessando a fonte do Pin, comentando, baixando a imagem e compartilhando
Ao clicar na imagem você terá acesso a outras possibilidades (Imagem 6) como ter acesso ao site de origem do conteúdo, comentar o Pin, baixar a imagem, copiar o link do Pin para compartilhar.
Imagem 6: Acessando a fonte do Pin, comentando, baixando a imagem e compartilhando
Fonte: Arquivos da autora. Adaptado de https://br.pinterest.com/pin/270075308895010950/, 2025.
4.2. Compartilhando um Pin
Os Pins também podem ser compartilhados utilizando o WhatsApp, o Facebook, o Twitter e e-mail. Estas são opções muito interessantes. Concorda? Para isso, basta você clicar no ícone como mostra a Imagem 7 e escolher a forma com deseja compartilhar o Pin. Experimente!
Imagem 7: Compartilhando um Pin
Fonte: Arquivos da autora. Adaptado de https://br.pinterest.com/pin/270075308895010950/, 2025.
4.3. Informações sobre o(a) autor(a) de um Pin
O Pinterest costuma ser chamado inadequadamente de rede social porque permite visualizarmos os criadores dos Pins, encaminhar-lhes mensagens e ou segui-los para que sejamos avisados de seus novos Pins, ver Imagem 8. Isto cria uma rede de comunicação comum às redes sociais e faz com que seus usuários tendem a chamá-la de rede social. Destacamos que o Pinterest é uma plataforma de pesquisa visual de conteúdos diversos. E mais uma coisa: pode ser utilizada com fins comerciais.
Imagem 8: Acessando informações do criador do Pin
Fonte: Arquivos da autora. Adaptado de https://br.pinterest.com/pin/270075308895010950/ e https://br.pinterest.com/valeriabatista/_saved/, 2025.
5. Organizando os Pins em pastas
Os Pins que você salva em seu perfil podem ser organizados em pastas. Feito isto, eles permanecem salvos e organizados nas pastas que você pode nomear e criar subpastas. Você também pode convidar outras pessoas no Pinterest para colaborar com você na criação de pastas compartilhadas.
Uma opção para os que desejam privacidade é que as pastas podem ser marcadas como privadas, permitindo apenas ao usuário e pessoas que ele convidada possam ver as pastas secretas como você pode ver na Imagem 9.
Este é o momento tão esperado: como criar pastas para podermos compartilhar os conteúdos curados para os nossos alunos. Vejamos os passos necessários, observando a Imagem 9.
- Logado no Pinterest, clique em seu perfil (1). Aparecerá a página do seu perfil com os Pins que você salvou.
- É o momento de organizar os Pins por temas; clique no ícone + (mais). Aparecerá a opção de criar Pin, ideia de Pin e Pastas.
- Clique em Pasta.
Imagem 9: Criando pastas no Pinterest
Fonte: Arquivos da autora, 2025.
Você será direcionado para a opção de criação de pasta, podendo escolher se ela ficará secreta ou pública. É hora de escolher o nome da pasta. Observe na Imagem 10 que, ao digitar o nome da pasta, a plataforma libera a sua criação liberando o ícone CRIAR destacado em vermelho. Clique nele.
Imagem 10: Criando e nomeando pastas no Pinterest
Fonte: Arquivos da autora, 2025.
5.1. Selecionando Pins
Após criar a sua Pasta, você terá a opção de escolher, entre os Pins que você selecionou, aqueles que se relacionam ao tema de sua pasta, como mostra a Imagem 11.
Imagem 11: Selecionando Pins
Fonte: Arquivos da autora, 2025.
Ainda em seu perfil, você pode organizar novos Pins na página criada. Basta clicar em ORGANIZAR, selecionar os Pins que deseja incluir movendo-os para a pasta em que você deseja organizá-los.
A página lhe direciona para a seleção de novos Pins, dando-lhe a opção de escolher a pasta em que deseja salvá-los.
Com seus Pins pesquisados, analisados, selecionados e organizados em pastas, chegamos ao momento de compartilhar para seus(as) alunos(as). Ainda em seu perfil, clique na pasta que você deseja compartilhar, clique em Compartilhar. Uma caixa de diálogo abrirá para que você escolha entre as opções: WhatsApp, Facebook, Twitter, e-mail ou cópia de link.
Criamos uma pasta – Imagem 12 – para exemplificar como socializar a curadoria com o Pinterest por meio de links.
Imagem 12: Pasta compartilhada
Fonte: Elaborado pela autora, 2025.
Para visualizar melhor esse exemplo, acesse https://pin.it/2Vcbwee
Ao acessar essa pasta, você notará que o Pinterest apresenta ideias relacionadas ao nosso tema: Educação, Mobile Learning, Mídias Sociais, Ensino Fundamental. Se desejar, basta clicar no ícone para acessá-las.
6. Compartilhando Pastas
Agora que você percorreu o caminho até aqui, chegou a hora de compartilhar a sua Pasta com os Pins que você criou ou selecionou no Pinterest.
Imagem 13: Compartilhando pastas
Fonte: Arquivos da autora, 2025.
Lembre-se da opção de convidar colaboradores para a curadoria de Pins e organização de pastas. Afinal, quanto mais ajuda melhor. Não é mesmo? Basta seguir os passos indicados na Imagem 14, a seguir. Você pode convidar colaboradores compartilhando o link de sua pasta ou convidá-los por e-mail. Você pode atribuir o que os colaboradores podem ou não fazer:
1. Fazer quase tudo: adicionar, mover, excluir Pins e subpastas, comentar e reagir;
2. Salvar e comentar: salvar e organizar Pins, comentar e reagir. Escolhendo esta opção, seu colaborador terá que entrar em contato com você para obter mais permissões para a edição de sua pasta.
Imagem 14: Convidando colaboradores
Fonte: Arquivos da autora, 2025.
Agora é a sua vez de experimentar!
Crie seus Pins e Pastas e compartilhe sua experiência, comente com os colegas como foi utilizar o Pinterest em sua Curadoria de Conteúdo no Fórum Roda de Conversa.
Bons frutos e partilhas!!!