O que é MOOC e como criar seu curso com qualidade

Site: Plataforma de cursos MOOC IFRO
Curso: Criação de Cursos MOOC
Livro: O que é MOOC e como criar seu curso com qualidade
Impresso por: Usuário visitante
Data: sexta-feira, 19 abr. 2024, 10:22

Descrição

Atenção! Depois de ler, clique na seta azul para passar as páginas deste livro.

Introdução

A designação de MOOC – Massive Open Online Course (Curso Aberto, Massivo e Online) que se disseminou nos últimos anos, corresponde a uma modalidade de cursos com as seguintes características:

É Massivo (Massive ) porque potencialmente pode ser frequentado por centenas ou mesmo milhares de estudantes em simultâneo sem que isso implique alterações na sua estrutura e modelo de funcionamento.

É Aberto (Open ), uma vez que pode ser frequentado por qualquer pessoa que tenha as condições necessárias do ponto de vista da infraestrutura, equipamento e competência digital para se inscrever num curso online.

É em Linha (Online), isto é, desenvolve-se através das redes de comunicação digital, nas quais são disponibilizadas os conteúdos e materiais de estudo, propostas as atividades a realizar, efetuadas as interações que possam estar previstas entre os diferentes intervenientes do curso e efetuadas as atividades de avaliação.

É um Curso (Course ) dado tratar-se de uma experiência de aprendizagem pensada, estruturada e organizada com o objetivo de promover aprendizagens e desenvolvimento de conhecimentos.

Idealmente, um MOOC é oferecido em regime totalmente online, concebido para um número potencialmente muito elevado de participantes e disponibilizado na Internet sem qualquer pré-requisito, acadêmico ou de outro tipo. 

Os MOOCs são uma realidade em mudança constante, assumindo atualmente múltiplas variantes e levando a repensar muitos dos modelos de formação e de certificação de conhecimentos e de competências.

A primeira referência a um MOOC remonta à 2008, atribuída a um curso da Universidade de Manitoba, no Canadá, designado “Connectivism and Connective Knowledge (CK08)”, desenhado por George Siemens, Stephen Downes e Dave Cormier.


Fonte:  Produtores de Cursos – Projeto NAU (3ª edição). Disponível em https://lms.nau.edu.pt/assets/courseware/v1/f917908fb34373ac61b295bd15eb3199/asset-v1:DGE+PRODC+2020_T2+type@asset+block/MOD1.1_MOOC_Conceito.pdf acesso em 10/5/2022
Leia também uma boa visão geral sobre MOOCs na wikipedia.

Clique na seta azul para passar as páginas deste livro.

Princípios e finalidades de MOOC

Os cursos MOOCs diferenciam-se de cursos on-line normais por alguns princípios gerais que os caracterizam.

Em primeiro lugar, o fato de serem abertos e geralmente gratuitos. Esse é um princípio importante que alinha os cursos MOOCs ao movimento de educação aberta . Tem portanto relação com a livre aprendizagem, sem necessidade de pré-requisitos, e aprendizagem ao longo da vida.

Outra característica fundamental é sua escalabilidade, ou seja, são cursos planejados para serem cursados por dezenas, centenas ou mesmo milhares de pessoas, sem que haja necessidade de modificar suas características. Por isso, é importante que sejam bem pensados e planejados.
Em geral, cada instituição que hospeda esses cursos define estratégias gerais para o oferecimento destes cursos. No IFRO, foram pensados de modo a serem cursos ofertados totalmente a distância e abertos à comunidade, sem processo de seleção e com ingresso e conclusão de forma contínua.

De acordo com a normativa em vigor, são características dos MOOCs no IFRO:

I. Totalmente on-line;
II. Não possuem mediação/tutoria a distância ou presencial;
III. Curta duração, com carga horária mínima de 20 (vinte) e máxima de 60 (sessenta) horas;
IV. Oferta contínua, sem limitação de número de vagas;
V. Acesso aberto sem processo seletivo;
VI. Certificação automática;
VII. Gratuito.

A imagem a seguir faz um comparativo entre algumas características dos cursos online em geral e cursos MOOCs oferecidos no IFRO, no centro da imagem, podemos ver alguns pontos em comum.

grafico comparativo cursos online e mooc IFRO

Autoria: Fabio Barros. Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) 


Os MOOCs são uma modalidade de curso fantástica, com inúmeras possibilidades de aplicações e utilidades.
Possuem um potencial enorme de democratização do acesso ao conhecimento e à ciência.

No IFRO, podem ser utilizados como parte de cursos maiores na modalidade à distância e também como parte da carga horária de cursos na modalidade presencial, de forma a estimular uma aprendizagem híbrida, digital, assim como em atividades complementares e de extensão.

De acordo com a normativa do IFRO, poderão também ser ofertados para:

  • nivelamento de disciplinas;
  • produtos educacionais;
  • produção técnica;
  • cursos preparatórios;
  • cursos de línguas;
  • progressão funcional;
  • gestão/liderança;
  • treinamento para os setores;
  • formação da equipe de trabalho;
  • aumento de indicadores;
  • criação de uma "base de conhecimento";
  • trilhas formativas;
  • projetos em rede e outros.

Para mais informações sobre diferentes tipos e modalidades de MOOCs veja também o documento Tipologias de cursos para grandes audiências, da Universidade Aberta de Portugal.

Clique na seta azul para passar as páginas deste livro.


Etapas de criação do MOOC no IFRO


Cada instituição pode ter diferentes normas e procedimentos para criação de cursos. Professores, profissionais das mais diferentes áreas de todo país e mesmo estudantes (sob orientação), podem propor a criação de cursos na modalidade MOOC que, após aprovados, poderão vir a ser hospedados na plataforma do IFRO.

A Diretoria de Educação a Distância (DEaD), órgão ligado à Reitoria, é quem coordena as etapas de criação de cursos MOOC. 

A norma que regulamenta a criação de novos cursos no IFRO está disponível online. Os interessados podem enviar uma proposta de criação de curso (documento em anexo) para o email projetomooc@ifro.edu.br

As propostas recebidas serão analisadas e poderão fazer parte da Plataforma de cursos MOOC do IFRO. Após aprovado formalmente, a Coordenação do Projeto MOOC libera o acesso do proponente a um curso pré-configurado com diferentes recursos e atividades de forma a padronizar e facilitar o processo de criação do curso.

Veja na imagem a seguir, uma visão geral desse processo.

etapas de criação dos cursos MOOC

Autoria: Fabio Barros. Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) 

Planejar é preciso


Então, depois de entender algumas características dos MOOCs, já sabemos que é bem diferente de um curso on-line tradicional.

Cursos MOOCs são excelentes para levar conhecimento e criar redes (network) para pequenos grupos ou milhares de pessoas. 

Não são difíceis de serem criados (especialmente com uma equipe de apoio) e podem ter grande impacto social.

Mas, para que funcione bem, é preciso que o curso seja planejado seguindo alguns princípios aqui sugeridos.


Opa! tem áudio aí... pode dar o play.

Legenda: https://mooc.ifro.edu.br/pluginfile.php/667/mod_book/chapter/120/legenda%20audio.txt

Como fazer!


1. Planejamento é importante de forma geral, mas em cursos MOOC é fundamental. Pense em qual problema ou contradição da realidade seu curso vai enfocar e comece por analisar esse problema, seus elementos constituintes e sobre quais aspectos desta questão seu curso vai se concentrar. Desenhe um mapa do seu curso descrevendo quais objetivos serão alcançados pelos participantes e quais atividades, conteúdos escritos/produzidos por você ou selecionados de terceiros deverão ser mobilizados em cada módulo do seu curso.

2. Formule objetivos de aprendizagem claros e alcançáveis, preferencialmente de acordo com os níveis mais elevados da taxonomia de Bloom, pois eles serão seus guias na elaboração do curso e avaliações, e também para situar os alunos no processo de aprendizagem;

Veja este vídeo super interessante sobre a Taxonomia de Bloom na era digital e sua utilização nos cursos.



3. Crie espaços em que os participantes poderão interagir, aprender de forma colaborativa, trocar conhecimentos. Pode ser um fórum, blog, wiki, glossário, debate sobre texto em pdf (pdfannotation), ou outros espaços em que possa haver diálogo e colaboração;

4. Como o curso MOOC é autoinstrucional você não estará lá para ajudar aos alunos, por isso, deixe as informações bem claras e explicadas, de modo que não fiquem dúvidas. No início de cada módulo e em cada atividade diga o que é para ser feito e o que se espera do participante.

5. A avaliação pode ser diversificada e feita por múltiplos instrumentos (questionário automático, autoavaliação, participação ativa em fórum, inserção de conteúdo em base de dados etc). A avaliação com correção automática através de questionários do Moodle com feedback automatizado é fundamental em todos os cursos. É possível também criar uma questão dissertativa (ensaio) em um questionário com atribuição de nota automática.

Assista ao vídeo de exemplo de criação de um questionário no Moodle com feedback automatizado:



6. O Feedback é importante para o processo de aprendizagem autoinstrucional. Por exemplo, em uma questão de múltipla escolha com quatro alternativas de resposta é possível dar um feedback específico para cada uma das respostas erradas e resposta certa, feedback contendo inclusive links e outras informações. Dessa forma, todas as alternativas, inclusive as erradas, representam oportunidades de aprendizagem.

7. Faça curadoria de conteúdos (curadoria digital), ou seja, um curso MOOC pode servir também como um mapa de links e informações sobre determinado tema, de modo a estimular a pesquisa, navegação e aprendizagem autodirigida dos participantes. O autor do curso pode e deve criar conteúdos de sua própria autoria, mas não precisa criar todos os conteúdos do curso. Grande parte dos conteúdos estão disponíveis online com muita qualidade e devem ser mapeados, selecionados e utilizados no curso, sejam vídeos, textos em pdf, imagens e links diversos. Tenha atenção quando se tratar de conteúdos de terceiros que deve considerar questões de direitos autorais, licenciamento, acessibilidade e citação adequada.

8. Pense no seu curso como uma comunidade de aprendizagem onde os participantes ficarão à vontade para aprender. Para isso, procure escrever textos, produzir vídeos ou áudios que de alguma forma tornem o ambiente mais humano e agradável, em que os participantes não tenham medo de clicar em nada, onde se sintam seguros para pesquisar e interagir, enriquecendo o processo de aprendizagem.


* Caso queira saber mais sobre planejamento de cursos online, participe do curso gratuito sobre Educação Digital Humanizada.



Direitos autorais e outros cuidados


Ao criar um curso MOOC é preciso atentar-se aos materiais de terceiros que serão utilizados.

A internet tem um mundo de informações disponíveis, mas nem todas podem ser incluídas em seu curso.

Recomenda-se a utilização de materiais produzidos pelo próprio autor do curso. Por isso, grave seus vídeos, áudios, escreva seus textos e questões na plataforma. 

Materiais de terceiros, links, vídeos, sites entre outros, podem e devem ser utilizados, de forma a enriquecer o curso (curadoria digital), mas sempre com cuidado para não ferir os direitos do autor. 

Lembre-se, não é porque está disponível na internet que pode ser utilizado em seu curso.

Imagens ou obras completas (livros, apostilas e outras) só podem ser incluídas caso tenham uma licença que informe explicitamente que podem ser utilizadas por terceiros (veja sobre licenças creative commons). Outra possibilidade são obras em domínio público ou que o autor da obra informe por escrito que autoriza a utilização.


Creative Commons Aotearoa New Zealand, CC BY 3.0 NZ via Wikimedia Commons. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Creative_Commons_world_network.png


Outro cuidado que o criador de um curso deve ter é com relação ao plágio. Materiais de terceiros devem ser utilizados nas formas previstas na ABNT, com citação dos autores, de modo que não configure apropriação de um texto ou ideia de outra pessoa.

Para mais informações, recomendo fortemente a leitura do texto de autoria do Prof. Regis Tractenberg, no link: https://www.livredocencia.com/home/direitos-autorais-em-cursos-on-line/

Sugestões de sites para busca de imagens: 

https://pixabay.com/

https://www.pexels.com/pt-br/

https://commons.wikimedia.org/wiki/Main_Page?uselang=pt-br

Mais 12 bancos de imagens Creative Commons...