Planejar é preciso


Então, depois de entender algumas características dos MOOCs, já sabemos que é bem diferente de um curso on-line tradicional.

Cursos MOOCs são excelentes para levar conhecimento e criar redes (network) para pequenos grupos ou milhares de pessoas. 

Não são difíceis de serem criados (especialmente com uma equipe de apoio) e podem ter grande impacto social.

Mas, para que funcione bem, é preciso que o curso seja planejado seguindo alguns princípios aqui sugeridos.


Opa! tem áudio aí... pode dar o play.

Legenda: https://mooc.ifro.edu.br/pluginfile.php/667/mod_book/chapter/120/legenda%20audio.txt

Como fazer!


1. Planejamento é importante de forma geral, mas em cursos MOOC é fundamental. Pense em qual problema ou contradição da realidade seu curso vai enfocar e comece por analisar esse problema, seus elementos constituintes e sobre quais aspectos desta questão seu curso vai se concentrar. Desenhe um mapa do seu curso descrevendo quais objetivos serão alcançados pelos participantes e quais atividades, conteúdos escritos/produzidos por você ou selecionados de terceiros deverão ser mobilizados em cada módulo do seu curso.

2. Formule objetivos de aprendizagem claros e alcançáveis, preferencialmente de acordo com os níveis mais elevados da taxonomia de Bloom, pois eles serão seus guias na elaboração do curso e avaliações, e também para situar os alunos no processo de aprendizagem;

Veja este vídeo super interessante sobre a Taxonomia de Bloom na era digital e sua utilização nos cursos.



3. Crie espaços em que os participantes poderão interagir, aprender de forma colaborativa, trocar conhecimentos. Pode ser um fórum, blog, wiki, glossário, debate sobre texto em pdf (pdfannotation), ou outros espaços em que possa haver diálogo e colaboração;

4. Como o curso MOOC é autoinstrucional você não estará lá para ajudar aos alunos, por isso, deixe as informações bem claras e explicadas, de modo que não fiquem dúvidas. No início de cada módulo e em cada atividade diga o que é para ser feito e o que se espera do participante.

5. A avaliação pode ser diversificada e feita por múltiplos instrumentos (questionário automático, autoavaliação, participação ativa em fórum, inserção de conteúdo em base de dados etc). A avaliação com correção automática através de questionários do Moodle com feedback automatizado é fundamental em todos os cursos. É possível também criar uma questão dissertativa (ensaio) em um questionário com atribuição de nota automática.

Assista ao vídeo de exemplo de criação de um questionário no Moodle com feedback automatizado:



6. O Feedback é importante para o processo de aprendizagem autoinstrucional. Por exemplo, em uma questão de múltipla escolha com quatro alternativas de resposta é possível dar um feedback específico para cada uma das respostas erradas e resposta certa, feedback contendo inclusive links e outras informações. Dessa forma, todas as alternativas, inclusive as erradas, representam oportunidades de aprendizagem.

7. Faça curadoria de conteúdos (curadoria digital), ou seja, um curso MOOC pode servir também como um mapa de links e informações sobre determinado tema, de modo a estimular a pesquisa, navegação e aprendizagem autodirigida dos participantes. O autor do curso pode e deve criar conteúdos de sua própria autoria, mas não precisa criar todos os conteúdos do curso. Grande parte dos conteúdos estão disponíveis online com muita qualidade e devem ser mapeados, selecionados e utilizados no curso, sejam vídeos, textos em pdf, imagens e links diversos. Tenha atenção quando se tratar de conteúdos de terceiros que deve considerar questões de direitos autorais, licenciamento, acessibilidade e citação adequada.

8. Pense no seu curso como uma comunidade de aprendizagem onde os participantes ficarão à vontade para aprender. Para isso, procure escrever textos, produzir vídeos ou áudios que de alguma forma tornem o ambiente mais humano e agradável, em que os participantes não tenham medo de clicar em nada, onde se sintam seguros para pesquisar e interagir, enriquecendo o processo de aprendizagem.


* Caso queira saber mais sobre planejamento de cursos online, participe do curso gratuito sobre Educação Digital Humanizada.