Introdução

A designação de MOOC – Massive Open Online Course (Curso Aberto, Massivo e Online) que se disseminou nos últimos anos, corresponde a uma modalidade de cursos com as seguintes características:

É Massivo (Massive ) porque potencialmente pode ser frequentado por centenas ou mesmo milhares de estudantes em simultâneo sem que isso implique alterações na sua estrutura e modelo de funcionamento.

É Aberto (Open ), uma vez que pode ser frequentado por qualquer pessoa que tenha as condições necessárias do ponto de vista da infraestrutura, equipamento e competência digital para se inscrever num curso online.

É em Linha (Online), isto é, desenvolve-se através das redes de comunicação digital, nas quais são disponibilizadas os conteúdos e materiais de estudo, propostas as atividades a realizar, efetuadas as interações que possam estar previstas entre os diferentes intervenientes do curso e efetuadas as atividades de avaliação.

É um Curso (Course ) dado tratar-se de uma experiência de aprendizagem pensada, estruturada e organizada com o objetivo de promover aprendizagens e desenvolvimento de conhecimentos.

Idealmente, um MOOC é oferecido em regime totalmente online, concebido para um número potencialmente muito elevado de participantes e disponibilizado na Internet sem qualquer pré-requisito, acadêmico ou de outro tipo. 

Os MOOCs são uma realidade em mudança constante, assumindo atualmente múltiplas variantes e levando a repensar muitos dos modelos de formação e de certificação de conhecimentos e de competências.

A primeira referência a um MOOC remonta à 2008, atribuída a um curso da Universidade de Manitoba, no Canadá, designado “Connectivism and Connective Knowledge (CK08)”, desenhado por George Siemens, Stephen Downes e Dave Cormier.


Fonte:  Produtores de Cursos – Projeto NAU (3ª edição). Disponível em https://lms.nau.edu.pt/assets/courseware/v1/f917908fb34373ac61b295bd15eb3199/asset-v1:DGE+PRODC+2020_T2+type@asset+block/MOD1.1_MOOC_Conceito.pdf acesso em 10/5/2022
Leia também uma boa visão geral sobre MOOCs na wikipedia.

Clique na seta azul para passar as páginas deste livro.