Tutoria

Tutoria

by Annelissa Andrade Virgínio de Oliveira -
Number of replies: 1

As leituras e vídeos sobre tutoria em EaD me ajudaram a compreender melhor o papel fundamental do tutor como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Mais do que um transmissor de conteúdo, o tutor atua como um facilitador, alguém que orienta, motiva e acompanha os alunos em sua trajetória, respeitando suas individualidades e promovendo a autonomia.

Esse conteúdo me fez pensar em como a tutoria pode ser transformadora quando conectada às experiências pessoais e culturais dos alunos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e engajamento. Acredito que, ao compartilhar boas práticas e manter uma escuta ativa, posso contribuir para o aprendizado coletivo e para a criação de um ambiente virtual mais acolhedor e colaborativo.

In reply to Annelissa Andrade Virgínio de Oliveira

Re: Tutoria

by Jocielma Souza -

Concordo com você. Na tentativa de resumir a minha experiência no curso, elenquei os seguintes aspetcos:

Dentre as leituras e vídeos do curso destaco as atividades que envolveram o diálogo sobre estilos de aprendizagem, pois acho imprescindível que está de falar sobre aprendizagem, possamos entender como ela ocorre ou pode ser favorecida. Deste modo, compreender que existem estilos preferências de aprendizagem, bem como proporcionar este exercício se faz de suma importância para as aprendizagens dos nossos alunos.

Outro ponto indispensável foi a apresentação das competências do tutor, refletir sobre o papel do tutor no ensino online e as competências que o mesmo pode desenvolver ao exercer seu papel na dinâmica da EaD, me fez valorizar ainda mais esta nobre atividade de tutoria.

Ademais, os outro tópicos abordados reforçam o quanto a modalidade de ensino preza por educação de qualidade, que se constrói na interação com o meio, com o outro e consigo mesmo.