quarta-feira, 24 abr. 2024, 14:30
Site: Plataforma de cursos MOOC IFRO
Curso: Plataforma de cursos MOOC IFRO (MOOC IFRO)
Glossário: Dúvidas frequentes
P

Pré-requisitos

Quais são os requisitos para a realização de um curso MOOC? 

Cada curso pode ter ou não pré-requisitos, acesse o curso desejado e verifique nas informações do próprio curso. 


S

Senha

Já estudo no IFRO, posso usar o mesmo login e senha do ambiente virtual do meu Campus? 

Não, é necessário criar uma conta nova.



Senha - recuperar

Como faço para recuperar minha senha?

Acesse https://mooc.ifro.edu.br/login/forgot_password.php e informe seu login ou e-mail. Será encaminhada ao seu e-mail as instruções para redefinir uma nova senha.


Suspensão/exclusão de mensagens e/ou contas de usuários


Quaisquer comportamentos considerados inadequados no interior de um curso ou no uso da Plataforma como um todo podem implicar na eliminação de mensagens, suspensão ou exclusão da conta do usuário, sem necessidade de aviso prévio.

Dentre outros, podem ser considerados comportamentos inadequados:

  • Utilização da plataforma ou dos cursos para outras finalidades que não as de aprendizagem;
  • Comportamentos abusivos, desagregadores ou preconceituosos de qualquer tipo, falta de respeito entre outros;
  • Mensagens desconexas, vazias ou de plágio nos fóruns, blogs ou tentativas de fraude ou burla nos questionários e demais atividades;
  • Uso de códigos maliciosos, SPAM ou outras interferências no bom andamento dos cursos.

A suspensão pode ser temporária ou definitiva (exclusão), com cancelamento dos certificados emitidos, dependendo da análise realizada pela Coordenação da Plataforma MOOC. 

Caso veja alguma mensagem que considere que possa ser inadequada, por favor comunique-se com o suporte da Plataforma enviando o link da mensagem em questão.


V

Validade / reconhecimento dos cursos MOOC


Os cursos MOOC (cursos on-line, abertos e para grandes audiências) oferecidos na Plataforma do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), são cursos enquadrados como de livre oferta, no âmbito da educação profissional e tecnológica, de formação inicial e continuada (FIC).

A oferta destes cursos está regulamentada no Art. 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

"Art. 42.  As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. " 


Validade dos Certificados

A conclusão dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional dá direito a um certificado que confere ao seu titular a comprovação do desenvolvimento de saberes. A instituição que oferta o curso é responsável pela emissão dos certificados, que servem como prova da formação recebida pelo seu titular.

Principais regulamentações

  • Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em especial, os dispositivos que tratam da Educação Profissional e Tecnológica.
  • Decreto 5.154, de 23 de Julho de 2004, que regulamenta dispositivos da LDB no tocante a educação profissional e tecnológica.
  • Resolução CNE/CEB nº 06/2012, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em especial os normativos relativos as saídas intermediárias e a qualificações.

Ressalta-se que os cursos especiais de livre oferta que compõem a formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional se caracterizam pela ausência de atos normativos por parte do Poder Público (não há necessidade de autorização ou reconhecimento pelo MEC), conforme estabelecido no Art. 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei no. 9.394/1996).



Visitante / Participante / Inscrição no curso

Os cursos da plataforma normalmente estão abertos para que os visitantes possam conhecer as informações iniciais.

Para ter acesso completo, você precisa estar inscrito como participante no curso.

Ao entrar no curso, clique no link de inscrição logo no início do curso, ou no botão inscreva-me, na barra lateral do curso, conforme a imagem abaixo:

inscrição no curso


E depois siga as instruções para se inscrever. Note que se ainda não tem cadastro no site, o sistema pedirá para se cadastrar.

E depois é só aproveitar seu curso, participando ativamente.