Diagrama de temas

  • Bem-vindo(a)!

    Olá, estudante! 

    Seja bem-vindo(a) ao Curso Mooc: Literatura, história e cultura afro-brasileira na sala de aula! 

    Introdução às Literaturas afro-brasileiras e Africanas de Língua Portuguesa elencando seus principais autores e apresentando propostas para aplicação na Educação Básica. Carga horária: 20 horas.

    Meu nome é Lisiane e estaremos juntos(as) neste percurso.

    Para começar, clique em: Como funciona o curso? A medida que fizer as primeiras leituras e atividades novos recursos ficarão disponíveis para você. 



    Se desejar saber sobre meus projetos relacionados às Literaturas africanas de Língua Portuguesa e afro-brasileira, visite o meu canal no Youtube!😉https://www.youtube.com/c/lerparavivermelhorlisianeoliveira

    Neste curso, você iniciará os seus estudos sobre a importância da história, literatura e cultura africana em sala de aula e, de uma forma prática, poderá complementar os seus conhecimentos sobre a temática e conhecer algumas estratégias para aplicação do assunto em sala de aula.

    Vamos iniciar nossos estudos?



  • A
    B
    C
    D
    E
  • Módulo I: Conheça a Lei 10.639/03

    Restringido No disponible hasta que: La actividad Perguntas ao iniciar o curso esté marcada como realizada

    Neste módulo, você encontrará informações sobre a Lei 10.639/03 e sua importância para a Educação Básica.


    Em 09 de janeiro de 2022, a Lei 10.639/03 completou 19 anos. Sabemos que muitos professores, educadores e gestores têm aplicado a Lei 10.639/03 em suas escolas. No entanto, apesar dos avanços, ainda encontramos muitos desafios pela frente. Um deles, é a falta de conhecimento teórico e prático para aplicar em sala de aula. 

    Pensando nessa lacuna, este Curso objetiva apresentar propostas para serem trabalhadas na sala de aula para introdução das literaturas africanas e afro-brasileiras na escola por meio da literatura e de filmes. Confira o vídeo!



  • Módulo 2: Propostas de efetivação por meio da Literatura afro-brasileira no Ensino Fundamental I e II

    Restringido No disponible hasta que: La actividad Perguntas ao iniciar o curso esté marcada como realizada

    Para iniciar o Módulo II, sugerimos as seguintes reflexões:


    1. Quais literaturas afro-brasileiras conheço e/ou já li?

    2. O que é Literatura afro-brasileira?

    3. Conheço algum herói ou heroína negro da História do Brasil?


  • Módulo III: Proposta de efetivação da Lei 10.639/03 por meio das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - Ensino Médio.

    Restringido No disponible hasta que: La actividad Perguntas ao iniciar o curso esté marcada como realizada

    Antes de iniciar este módulo proponho as seguintes reflexões:


    1. Quais países compõem a África de Língua Portuguesa?

    2. O que já li sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa?


  • Módulo IV: Proposta de Efetivação da Lei 10.639/03 por meio do filme Kiriku e a feiticeira

    Restringido No disponible hasta que: La actividad Perguntas ao iniciar o curso esté marcada como realizada
  • Conclusão do Curso


    Chegamos ao final do Curso. Esperamos que você tenha alcançado novos conhecimentos e sinta-se desafiado (a) a continuar buscando informações sobre esse assunto tão importante para a efetivação da Lei 10.639/03 na Educação Básica das escolas brasileiras.

    Compartilhe este curso nas suas redes sociais!

    Vamos ao último Questionário?


    Atenção às perguntas e mãos à obra!

    • Avaliação Final Cuestionario
      Restringido No disponible hasta que:
      • La actividad Fórum esté marcada como realizada
      • La actividad Perguntas ao iniciar o curso esté marcada como realizada
      • La actividad A Literatura infantil e afro-brasileira na prática pedagógica esté marcada como realizada
      • La actividad Conhecendo os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa esté marcada como realizada
      • La actividad Filme Kiriku e a feiticeira esté marcada como realizada