3. Criando, publicando e compartilhando seus Padlets

Agora que você já sabe escolher o layout e personalizar o seu Padlet, vamos para a etapa de criação e publicação. Além de editarmos textos no próprio mural, temos a possibilidade de anexar diferentes tipos de mídias. Veja como nas indicações feitas na Imagem 10.

Imagem 10: Publicando no Padlet

A imagem mostra as opções de como Publicar no Padlet.

Fonte: Print de tela. Arquivos da Autora, 2025.

 

O primeiro passo é clicar no ícone + ao lado superior direito do Padlet. Uma caixa de diálogo para a publicação se abrirá e você, além de escrever, pode anexar diferentes mídias:

  1. Arquivos do seu computador, notebook ou smartphone;
  2. Imagens registradas pela câmera do seu aparelho;
  3. Inserir links que anexam o conteúdo das páginas de sites, artigos científicos, vídeos etc.
  4. Inserir imagens arquivadas em seu aparelho;
  5. Anexar resultados de pesquisas feitas diretamente no Padlet como gifs, podcasts do Spotify, vídeos do YouTube etc.

A possibilidade de anexar diferentes mídias no Padlet favorece que o utilizemos considerando as diferentes formas de aprendizagem dos nossos alunos e, também, a possibilidade de explorar os conteúdos de nossas aulas sobre diferentes formatos e perspectivas. Concorda?

O Padlet oferece várias opções de compartilhamento: copiando o link; gerando um código QR; incorporando ao seu blog ou site; enviando por e-mail; compartilhando no Facebook, X (antigo Twitter) ou Google Classroom. Além disso, permite que você imprima e salve seu Padlet nos formatos de imagem, PDF, CSV e planilha. Vantajoso, certo?