Font size
  • A-
  • A
  • A+
Site color
  • R
  • A
  • A
  • A
Skip to main content
MOOC IFRO
  • Home
  • Cursos
    Todos os cursos Buscar cursos
  • Pesquisar
  • Dúvidas/FAQ
  • Criar novo curso
  • Verificar certificado
  • More
Close
Toggle search input
English ‎(en)‎
English ‎(en)‎ Español - Internacional ‎(es)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
You are currently using guest access
Log in
MOOC IFRO
Home Cursos Collapse Expand
Todos os cursos Buscar cursos
Pesquisar Dúvidas/FAQ Criar novo curso Verificar certificado

Materiais para estudo complementar - Módulo 3.

  1. FMEPT2025
  2. Módulo 3: Quem são os alunos da educação inclusiva.
  3. Materiais para estudo complementar - Módulo 3.
Completion requirements

DICA: Crie uma pasta digital, no drive do seu e-mail e organize os textos, os links dos assuntos que você acha interessante e que possa lhe auxiliar em sua atuação como monitor de ensino inclusivo.  

📚  Texto para leitura complementar: 
TELLES, Lívia Catarina Matoso dos Santos et al. Diversidade, desigualdade e educação inclusiva. International Journal of Development Research, 12, (02), 53777-53780. Disponível em: https://mail.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/23892.pdf. Acesso em: 04/04/2025.

ROSA, Elaine Márcia Souza. E por falar em inclusão... .Encontro dos NAPNES/IFRO no Campus Guajará-Mirim [não publicado]. Guajará-Mirim, 05 maio de 2018. Poema reeditado.

IDEIAS COM HISTÓRIA. +Educação Inclusiva: da Reflexão à Ação! 1min34seg. Disponível em:

watch
. Acesso em: 04/04/2025

_______________________________________________________________________________________________________

Referências:

Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias. Alterações no DSM-5: Implicações para Distúrbios Emocionais Graves em Crianças [Internet]. Rockville (MD): Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (EUA); 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK519712/. Acesso em: 10/04/2025.

ANDRADE, Carlos Drummond de. “Obra poética”, Volumes 4-6. Lisboa: Publicações Europa-América, 1989. Disponível em: https://www.pensador.com/frase/NDMwMQ/. Acesso em: 10/04/2025.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/572694. Acesso em: 10/04/2025.

BRASIL. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência) / Câmara dos Deputados. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/images/lei_brasileira_inclusao__pessoa__deficiencia.pdf. Acesso em 10/04/2025.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10/04/2025.

BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 10/04/2025.

CAMARGO, E. P. de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 1, p. 1–6. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/HN3hD6w466F9LdcZqHhMmVq/?lang=pt#Acesso em: 10/04/2025.

DEFICIÊNCIA. In: DICIO, dicionário Oxford Languages do Google. Disponível em: https://surl.lu/iaahsf. Acesso em: 10/04/2025.

E-DOCENTE. O que é a Educação Inclusiva: conceitos fundamentais. 2024. Disponível em: com.br/blog-educacao-inclusiva-2/. Acesso em: 10/04/2025.

EUREKA - Inclusão-Segregação-Integração-Exclusão. Disponível em: https://clinicaeureka.com.br/inclusao_exclusao/ . Acesso em: 10/04/2025.

FERRARI, Flávia. Quem são os alunos da Educação Especial? 2m17seg. Disponível em: https://www.youtube.com/@inclusaonaescolainclusaona2149. Acesso em: 04/04/2025.

GONÇALVES, Vânia Maria Duarte; DUARTE, Matusalém de Brito. Inclusão na educação profissional e tecnológica: orientações aos docentes sobre políticas e práticas inclusivas. Produto Educacional - PROFEPT. 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5866. Acesso em: 04/04/2025.  

IFRO - RESOLUÇÃO No 24/REIT - CONSUP/IFRO, DE 26 DE MAIO DE 2023. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Disponível em: https://shre.ink/MgP1. Acesso em: 09/04/2025.

IFRO - CHEDIAK, Sheylla et al. Diretrizes para elaboração de EBOOK didático das disciplinas do ensino médio integrado. 2024. Disponível em: https://shre.ink/MD7S. Acesso em: 10/04/2025. 

IFRO. RESOLUÇÃO Nº 26/REIT - CONSUP/IFRO, DE 04 DE ABRIL DE 2018. Dispõe sobre a aprovação do PAPE - Política de Acesso, Permanência e Êxito do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Disponível em: https://portal.ifro.edu.br/editais-proen. Acesso em: 10/04/2025.

IFF. Manual para elaboração de apostilas - cursos EAD. Versão 0.3 – 12/DEZ/12. Disponível em: file:///C:/Users/IFRO/Downloads/manual_para_elaboracao_de_apostilas_-_cead_v03ultima_versao%20(2).pdf. Acesso em: 09/04/2025.

MAIA, Maurício. Novo conceito de pessoa com deficiência e proibição do retrocesso. Revista da AGU, v. 37, em 2013. Disponível em: http://pcd.mppr.mp.br/arquivos/File/novo_conceito_de_pessoa_com_deficiencia_e_proibicao_do_retrocesso.pdf. Acesso em: 10/04/2025.

MARIN, Márcia. O que é a Educação Inclusiva: conceitos fundamentais. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog-educacao-inclusiva-2/. Acesso em: 04/04/2025.

PLAISANCE, Eric. Da educação especial à educação inclusiva: esclarecendo as palavras para definir as práticas. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84842555009. Acesso em: 10/04/2025

RAFAETA, Eddye. Vídeo aula sobre Educação Especial e Educação Inclusiva: tudo o que você precisa saber. 11m27seg. Disponível em:

watch
. Acesso em: 04/04/2025. 

TELLES, Lívia Catarina Matoso dos Santos et al. Diversidade, desigualdade e educação inclusiva. International Journal of Development Research, 12, (02), 53777-53780. Disponível em: https://mail.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/23892.pdf. Acesso em: 04/04/2025.

TELLES, Lívia Catarina Matoso Dos Santos et al. Relato de experiência da elaboração do curso MOOC “educação inclusiva: primeiros passos”. Anais VIII CONEDU… Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89656. Acesso em: 04/04/2025.

UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. CAPELLINI, Vera . Disciplina: Licenciaturas. Educação Especial e Libras - Características dos Estudantes Público-alvo da Educação Especial. 21m44seg. 2021. Disponível em:

watch
. Acesso em: 04/04/2025.

Vamos lá!   Vamos estudar! 📚

    • Constituição da República Federativa do Brasil.pdf Constituição da República Federativa do Brasil.pdf
    • Ebook Módulo 3 - Quem são os alunos da Educação Inclusiva.pdf Ebook Módulo 3 - Quem são os alunos da Educação Inclusiva.pdf
    • Produto-técnico-Cartilha-Inclusão-na-EPT-2021.pdf Produto-técnico-Cartilha-Inclusão-na-EPT-2021.pdf
Previous activity As principais barreiras para a inclusão.
Next activity Compartilhando Saberes e Experiências. 2

Contact us

Follow us

Contact site support
You are currently using guest access (Log in)
Data retention summary
Get the mobile app
Get the mobile app
Play Store App Store
Powered by Moodle

This theme was developed by

Conecti.me