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Materiais para estudo complementar - Módulo 3.

  1. FMEPT2025
  2. Módulo 3: Quem são os alunos da educação inclusiva.
  3. Materiais para estudo complementar - Módulo 3.
Condições de conclusão

DICA: Crie uma pasta digital, no drive do seu e-mail e organize os textos, os links dos assuntos que você acha interessante e que possa lhe auxiliar em sua atuação como monitor de ensino inclusivo.  

📚  Texto para leitura complementar: 
TELLES, Lívia Catarina Matoso dos Santos et al. Diversidade, desigualdade e educação inclusiva. International Journal of Development Research, 12, (02), 53777-53780. Disponível em: https://mail.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/23892.pdf. Acesso em: 04/04/2025.

ROSA, Elaine Márcia Souza. E por falar em inclusão... .Encontro dos NAPNES/IFRO no Campus Guajará-Mirim [não publicado]. Guajará-Mirim, 05 maio de 2018. Poema reeditado.

IDEIAS COM HISTÓRIA. +Educação Inclusiva: da Reflexão à Ação! 1min34seg. Disponível em:

watch
. Acesso em: 04/04/2025

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Referências:

Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias. Alterações no DSM-5: Implicações para Distúrbios Emocionais Graves em Crianças [Internet]. Rockville (MD): Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (EUA); 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK519712/. Acesso em: 10/04/2025.

ANDRADE, Carlos Drummond de. “Obra poética”, Volumes 4-6. Lisboa: Publicações Europa-América, 1989. Disponível em: https://www.pensador.com/frase/NDMwMQ/. Acesso em: 10/04/2025.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/572694. Acesso em: 10/04/2025.

BRASIL. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência) / Câmara dos Deputados. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/images/lei_brasileira_inclusao__pessoa__deficiencia.pdf. Acesso em 10/04/2025.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10/04/2025.

BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 10/04/2025.

CAMARGO, E. P. de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 1, p. 1–6. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/HN3hD6w466F9LdcZqHhMmVq/?lang=pt#Acesso em: 10/04/2025.

DEFICIÊNCIA. In: DICIO, dicionário Oxford Languages do Google. Disponível em: https://surl.lu/iaahsf. Acesso em: 10/04/2025.

E-DOCENTE. O que é a Educação Inclusiva: conceitos fundamentais. 2024. Disponível em: com.br/blog-educacao-inclusiva-2/. Acesso em: 10/04/2025.

EUREKA - Inclusão-Segregação-Integração-Exclusão. Disponível em: https://clinicaeureka.com.br/inclusao_exclusao/ . Acesso em: 10/04/2025.

FERRARI, Flávia. Quem são os alunos da Educação Especial? 2m17seg. Disponível em: https://www.youtube.com/@inclusaonaescolainclusaona2149. Acesso em: 04/04/2025.

GONÇALVES, Vânia Maria Duarte; DUARTE, Matusalém de Brito. Inclusão na educação profissional e tecnológica: orientações aos docentes sobre políticas e práticas inclusivas. Produto Educacional - PROFEPT. 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5866. Acesso em: 04/04/2025.  

IFRO - RESOLUÇÃO No 24/REIT - CONSUP/IFRO, DE 26 DE MAIO DE 2023. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Disponível em: https://shre.ink/MgP1. Acesso em: 09/04/2025.

IFRO - CHEDIAK, Sheylla et al. Diretrizes para elaboração de EBOOK didático das disciplinas do ensino médio integrado. 2024. Disponível em: https://shre.ink/MD7S. Acesso em: 10/04/2025. 

IFRO. RESOLUÇÃO Nº 26/REIT - CONSUP/IFRO, DE 04 DE ABRIL DE 2018. Dispõe sobre a aprovação do PAPE - Política de Acesso, Permanência e Êxito do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Disponível em: https://portal.ifro.edu.br/editais-proen. Acesso em: 10/04/2025.

IFF. Manual para elaboração de apostilas - cursos EAD. Versão 0.3 – 12/DEZ/12. Disponível em: file:///C:/Users/IFRO/Downloads/manual_para_elaboracao_de_apostilas_-_cead_v03ultima_versao%20(2).pdf. Acesso em: 09/04/2025.

MAIA, Maurício. Novo conceito de pessoa com deficiência e proibição do retrocesso. Revista da AGU, v. 37, em 2013. Disponível em: http://pcd.mppr.mp.br/arquivos/File/novo_conceito_de_pessoa_com_deficiencia_e_proibicao_do_retrocesso.pdf. Acesso em: 10/04/2025.

MARIN, Márcia. O que é a Educação Inclusiva: conceitos fundamentais. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog-educacao-inclusiva-2/. Acesso em: 04/04/2025.

PLAISANCE, Eric. Da educação especial à educação inclusiva: esclarecendo as palavras para definir as práticas. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84842555009. Acesso em: 10/04/2025

RAFAETA, Eddye. Vídeo aula sobre Educação Especial e Educação Inclusiva: tudo o que você precisa saber. 11m27seg. Disponível em:

watch
. Acesso em: 04/04/2025. 

TELLES, Lívia Catarina Matoso dos Santos et al. Diversidade, desigualdade e educação inclusiva. International Journal of Development Research, 12, (02), 53777-53780. Disponível em: https://mail.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/23892.pdf. Acesso em: 04/04/2025.

TELLES, Lívia Catarina Matoso Dos Santos et al. Relato de experiência da elaboração do curso MOOC “educação inclusiva: primeiros passos”. Anais VIII CONEDU… Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89656. Acesso em: 04/04/2025.

UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. CAPELLINI, Vera . Disciplina: Licenciaturas. Educação Especial e Libras - Características dos Estudantes Público-alvo da Educação Especial. 21m44seg. 2021. Disponível em:

watch
. Acesso em: 04/04/2025.

Vamos lá!   Vamos estudar! 📚

    • Constituição da República Federativa do Brasil.pdf Constituição da República Federativa do Brasil.pdf
    • Ebook Módulo 3 - Quem são os alunos da Educação Inclusiva.pdf Ebook Módulo 3 - Quem são os alunos da Educação Inclusiva.pdf
    • Produto-técnico-Cartilha-Inclusão-na-EPT-2021.pdf Produto-técnico-Cartilha-Inclusão-na-EPT-2021.pdf
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