Estilos de Aprendizagem

Estilos de Aprendizagem

by Elizabeth Muriel Alfonso -
Number of replies: 2

Por que precisamos conhecer o estilo de aprendizagem de nossa turma? Devemos conhcer esse estilo para que nosso plano de aula seja mais produtivo de forma que todos os alunos (conforme seu estilo) consigam avançar no seu aprendizado.

In reply to Elizabeth Muriel Alfonso

Re: Estilos de Aprendizagem

by Germana Maria da Silveira -
O método de Honey-Alonso, elaborado pelo psicólogo Peter Honey e pela doutora em educação Catalina M. Alonso, sugere um ciclo de aprendizagem resultante da interação entre o ambiente, a experiência prévia vivida pelo aprendiz adulto e os conhecimentos construídos individualmente.
A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático.

Ativo: pessoas com esta preferência de aprendizagem gostam de desafios que possibilitam novas experiências e não gostam de prazos longos. São de mente aberta e entusiasmadas por tarefas novas.

Reflexivo: estilo de aprendizagem observado em pessoas que gostam de analisar todas as alternativas possíveis antes de tomar uma decisão. Gostam de considerar a experiência e observá-la sob diferentes perspectivas.

Pragmático: pessoas com este estilo de aprendizagem colocam as ideias em prática. Demonstram impaciência com discussões e pessoas extremamente abstratas. São realistas quando precisam tomar decisões e resolvê-las.

Teórico: estilos de aprendizagem notado em pessoas que encaram problemas de forma lógica. Gostam de analisar e sintetizar e tendem ao perfeccionismo. São intensas ao pensar sobre princípios, teorias e modelos.
In reply to Elizabeth Muriel Alfonso

Re: Estilos de Aprendizagem

by PRISCILA PATRICIA MOURA OLIVEIRA -
Olá Elizabeth! Olá colegas!

A teoria dos estilos de aprendizagem é importante para a educação a distância porque reconhece que os alunos têm preferências individuais de como eles preferem receber e processar informações. Ao considerar os diferentes estilos de aprendizagem, como visual, auditivo e cinestésico, os educadores podem adaptar seus métodos de ensino e materiais de aprendizagem para atender às necessidades variadas dos alunos. Isso pode aumentar o engajamento, a compreensão e o sucesso dos alunos em ambientes de educação a distância, pois eles são mais propensos a se envolverem com o conteúdo de maneiras que melhor se adequam às suas preferências de aprendizagem.