Considero a técnica utilizada pela andragogia, motivação e autoconhecimento, como um combustível para desenvolver aprendizagem adulta, pois o conhecimento vem da realidade e do autoconhecimento.
os metódos são essenciais para manter o público adulto engajado durante as aulas.
o engajamento é fundamental para a aprendizagem!
Concordo, visto o dia a dia desse adulto, o cansaço mental e físico também devido as responsabilidades, então conseguir engajar é primordial, mas também um desafio.
Para mim, o conhecimento tem duas vertentes, a empírica, que é a que se adquire com a experiência vivida, ou seja, um mecânico que aprendeu determinado conserto no ver e fazer. Já a outra vem dos estudos, os hardskills.
Nesses contextos, a aprendizagem adulta tem mais resistência devido ao conhecimento pré-concebido - eu aprendi assim e vai ser assim - mesmo estando errado, do cansaço de um dia de trabalho e/ou de cuidar dos filhos etc e de uma possível falta de perspectiva do que aquele estudo vai ter de benefício - idade avançada, certa estabilidade.
Por fim, como exposto pela colega no outro comentário, os métodos aplicados na aula são essenciais para a motivação e persistência dos educandos.
Nesses contextos, a aprendizagem adulta tem mais resistência devido ao conhecimento pré-concebido - eu aprendi assim e vai ser assim - mesmo estando errado, do cansaço de um dia de trabalho e/ou de cuidar dos filhos etc e de uma possível falta de perspectiva do que aquele estudo vai ter de benefício - idade avançada, certa estabilidade.
Por fim, como exposto pela colega no outro comentário, os métodos aplicados na aula são essenciais para a motivação e persistência dos educandos.