A andragogia enfatiza a motivação no aprendizado de adultos, considerando fatores como autonomia, relevância do conteúdo, valorização da experiência prévia, objetivos pessoais e um ambiente acolhedor. Esses elementos são essenciais para aumentar o engajamento e tornar a experiência educacional eficaz e significativa. Já trabalho alguns anos com alunos do EJA noturno e tem sido uma experiência tão positiva quanto desafiadora. Pois exige uma postura mais humana do professor é uma dose alta de empatia.
Em resposta à Rafaela Pinheiro Diniz Freitas
Re: Motivação na Andragogia
Concordo com sua colocação em relação à empatia Rafaela, pois só se dá a motivação deste público por meio da significação daquilo que se está mediando. Os links feitos entre os assuntos geram uma grande troca de saberes.
Em resposta à Paula Juliana de Oliveira Freitas
Re: Motivação na Andragogia
por PAULA MALCHER FARIAS -
Rafaela ,Muito boa sua colocação ,não trabalho diretamente com educação .Mas o que me motivou a fazer o curso foi aprender um pouco mais sobre essa área do lidar coma educação adulta ,já que trabalho com RH e lidando diariamente com pessoas de entendimento e vivencia diferentes é desafiador ,pois muitos trazem para o trabalho o que vivem fora e temos que ter didáticas diferentes para lidar com todas as situações e esse curso está sendo muito útil para o meu aprendizado e será aplicado com certeza no meu dia a dia .
Em resposta à Rafaela Pinheiro Diniz Freitas
Re: Motivação na Andragogia
A Motivação é fundamental para que o aluno.matenha-se engajado com os conteúdos abordados. O interesse e a necessidade pelo que ele de fato precisa aprender deve ser muito bem elaborado pelos professores durante seus planejamentos de aulas.
Em resposta à Rafaela Pinheiro Diniz Freitas
Re: Motivação na Andragogia
Excelente ponderação. Nos dias atuais é desafiador manter a motivação sem ser empático.