Andragogia na prática educacional

Andragogia na prática educacional

de Elenice Alves de Oliveira Souza -
Número de respuestas: 10

A andragogia é uma abordagem educacional voltada para adultos, considerando suas experiências, motivações e necessidades específicas de aprendizagem. Ao aplicar a andragogia em uma experiência educacional:

Engaje os participantes ativamente, envolvendo os adultos no processo de aprendizagem, permitindo que compartilhem suas experiências e perspectivas.

Promova a autonomia e permita  que eles tenham controle sobre seu próprio aprendizado, incentivando a autodireção e a tomada de decisões.

Aborde problemas do mundo real e relacione os conteúdos abordados com situações práticas do cotidiano dos participantes, facilitando a aplicação do conhecimento.

Incentive a troca de experiências e a colaboração entre os participantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo.

Respeite o ritmo de aprendizagem dos adultos, adaptando o método de ensino para atender às suas necessidades individuais.

En respuesta a Elenice Alves de Oliveira Souza

Re: Andragogia na prática educacional

de Adoniran Pessôa -
Minha primeira graduação foi Licenciatura em Pedagogia, em que pese não atuar na área, tenho bastante interesse em ingressar na área educacional.
Nos meus estuda , esse é o primeiro contato com andragogia.
En respuesta a Adoniran Pessôa

de Ricardo Ioshiaru Satto -
Também é desafiador ensinar adultos, pois ao mesmo tempo que a experiência deve ser usada na metodologia também pode ser uma barreira no aprendizado.

de Aline Fernanda Antunes -
Olá, Elenice.
Ótimas colocações!
Eu aprendo de maneira multimodal e lembro bem de um professor que tive na Pós que atuava de forma exemplar no acolhimento de todos os estilos de aprendizagem.
Minha opinião é que a abordagem holística na andragogia, facilita muito o processo de ensino-aprendizagem.
Abraços.

de Patrícia Félix Cândido Sobrinho Ricas -
A Andragogia está relacionada a educação para adultos e a sua aplicação ultrapassa, muitas vezes, o ambiente da sala de aula.
A Andragogia também está relacionada a motivação e a experiência do aluno, sendo elas fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, já que parte do princípio de trabalhar os conteúdos através de situações comuns do dia a dia. Para o aluno adulto, o mesmo busca muitas vezes através da educação continuada, a sua realização pessoal e profissional.
Durante o processo educacional, o tempo é um dos fatores primordiais, pois geralmente se tratam de alunos que já trabalham e muitas vezes precisam atender sua família, e devido a isso, o elemento tempo disponível pode ser tornar mais escasso.
En respuesta a Patrícia Félix Cândido Sobrinho Ricas

de Paulo Henrique Dias Bezerra -
Está questão de geralmente o aluno trabalhar é uma situação bem peculiar, pois muitas vezes o professor conhecendo as experiências de seus alunos poderá realizar aplicações práticas no dia a dia escolar. Fazendo os próprios alunos a repassar exemplos de situações reais em seu trabalho.

de Geldes Castro -
Penso que não há uma oposição entre Pedagogia e andragogia.
São dois conceitos com aplicações semelhantes: um aplicado à educação geral e outro aplicado à educação de jovens e adultos.
Interessante a ideia de heterogeneidade, o que é uma realidade tanto para os menores, quanto para os maiores.

de Edson Renato Flores Rodrigues -

Considerando que Andragogia se trata de abordagem voltada para a educação de adultos. integrando suas experiências, motivações e necessidades específicas de aprendizagem, considero que estou no caminho certo, pois estou inserido na Educação de Jovens e Adultos em uma escola de ensino fundamental como professor de AEE e de um projeto de alfabetização, onde se deve considerar toda e qualquer experiência que são trazidas da vivência cotidiana.

de Julian Islan Martins Rodrigues -
A andragogia enquanto meio orientador do processo de ensino para adultos é uma ferramenta importante para que o docente reveja sua prática, no sentido de aprimorar, possibilitando um processo de aprendizado de acordo com a realidade dos adultos.