Andragogia na prática educacional

Re: Andragogia na prática educacional

por Ana Paula de Queiroz Soares -
Número de respostas: 0
Olá, Colega Elenice alves!

Sua observação é muito relevante. A teoria da andragogia e dos estilos de aprendizagem realmente ganha vida quando a aplicamos em nossas rotinas.

Concordo que, como adultos, valorizamos a autonomia. Por isso, acho que a melhor forma de estudar não é simplesmente ler um material, mas sim contextualizar a informação. Por exemplo, ao estudar sobre a dengue, podemos buscar exemplos de surtos em nossa própria cidade, entender as ações que os ACEs estão tomando e pensar em soluções práticas. Isso torna o aprendizado mais relevante e memorável.

Uma sugestão de material para quem se interessa pelo assunto é o livro "Andragogia - O Guia para a Educação de Adultos", de Malcolm Knowles, que é considerado o pai da andragogia. E para quem quer descobrir seu estilo de aprendizagem, existem vários testes online rápidos e gratuitos que podem dar uma boa direção.

Acredito que, ao agirmos como agentes de nossa própria educação, podemos não só melhorar nosso desempenho no curso, mas também nos tornarmos profissionais mais eficientes e adaptáveis. Vamos continuar essa conversa e compartilhar mais dicas!