Pedagogia X andragogia

Pedagogia X andragogia

de Geldes Castro -
Número de respuestas: 8

Penso que não há uma oposição entre Pedagogia e andragogia.

São dois conceitos com aplicações semelhantes: um aplicado à educação geral e outro aplicado à educação de jovens e adultos.

Interessante a ideia de heterogeneidade, o que é uma realidade tanto para os menores, quanto para os maiores.

En respuesta a Geldes Castro

Re: Pedagogia X andragogia

de Arthur Assuncao -

Sim, inclusive penso que a andragogia está inserida na pedagogia, pois esta é mais ampla. A separação serve para lembrarmos das diferenças de cada ser (ou fase da vida). Muito da andragogia é usado na pedagogia, como em metodologias ativas.

En respuesta a Arthur Assuncao

Re: Pedagogia X andragogia

de Nathália Mouzinho -
Exatamente. A etapa em que esses diferentes públicos se encontram, faz com que, nesse ponto em específico a Andragogia se destaque pelas experiências já construídas pelos estudantes ao longo da sua vida. No quanto suas percepções de mundo diversas vezes construídas e descontruídas possam, agora, gerar aprendizagens cada vez mais significativas à sua formação.
En respuesta a Geldes Castro

Re: Pedagogia X andragogia

de FABIANA GOMES CORTES MOL -
Não há oposição, mas sim diferenças. Na andragogia, a experiência de vida da/do estudante é um diferencial na aprendizagem.
En respuesta a Geldes Castro

Re: Pedagogia X andragogia

de Paula C S -
Ao meu ver, Pedagogia e Andragogia não são distintas. Tratam-se da arte de educar. Embora a segunda focalize a idade do educando, o momento biográfico do aluno --- suas disponibilidades e necessidades --- deve ser sempre considerado pelo professor.

Na minha opinião, se há alguma distinção entre Pedagogia e Andragogia, ela reside na capacidade do aluno de se autodirigir. Isso porque, na infância, ainda não há discernimento para lidar com o mundo (latu sensu). A criança precisa de um adulto intermediando essa relação e, consequentemente, se responsabilizando por ela. Quando falamos de "dar limites", essa questão fica muito evidente.

Já aos adultos adultos, supõe-se a maturidade necessária para ser e estar no mundo. O aluno é capaz de responsabilizar-se integralmente por seus hábitos, atos e pensamentos.