A andragogia é a arte e ciência de ensinar adultos, e seu estilo de aprendizagem é fundamentado em algumas premissas que diferem da pedagogia, que se concentra na educação de crianças. As principais características do estilo de aprendizagem da andragogia incluem:
1. **Autonomia**: Adultos tendem a ser mais autônomos em seu aprendizado. Eles valorizam a capacidade de tomar decisões sobre o que e como aprender, preferindo um papel ativo no processo educativo.
2. **Experiência**: A experiência prévia dos adultos é um recurso valioso no aprendizado. Eles trazem consigo um repertório de experiências que pode ser utilizado para contextualizar novas informações e promover uma aprendizagem significativa.
3. **Relevância**: Adultos estão mais motivados a aprender quando percebem a relevância do conteúdo para suas vidas pessoais ou profissionais. O aprendizado deve estar alinhado com seus objetivos e necessidades.
4. **Prontidão para Aprender**: Adultos geralmente estão prontos para aprender quando reconhecem uma necessidade ou um problema a ser resolvido em suas vidas. O aprendizado é frequentemente orientado por situações do cotidiano.
5. **Orientação para Problemas**: A aprendizagem dos adultos é frequentemente orientada para a resolução de problemas. Eles preferem abordagens que envolvam a aplicação prática e a solução de desafios reais.
6. **Aprendizagem Colaborativa**: Os adultos se beneficiam de ambientes de aprendizagem colaborativos, onde podem compartilhar experiências, discutir ideias e aprender uns com os outros.
7. **Autoavaliação**: Adultos costumam ter um senso crítico desenvolvido e estão mais inclinados a se autoavaliar, refletindo sobre seu processo de aprendizagem e buscando melhorias continuamente.
Ao considerar esses aspectos, educadores e facilitadores podem criar experiências de aprendizagem mais efetivas, que atendam às necessidades e expectativas dos aprendizes adultos.