A andragogia se difere da pedagogia por se tratar de educandos em diferentes etapas da vida, os adultos já possuem bastante vivencia, maior autonomia e portanto podem ser responsável pelo seu próprio aprendizado, capazes de participar ativamente recursos para alcançar seus objetivos de aprendizagem.
É interessante refletir como, na Andragogia, a experiência de vida é uma rica fonte de conhecimento e pode ser utilizada como ponto de partida para novas aprendizagens.
Sim, é preciso levar em consideração a experiência de vida de cada um, sobretudo na andragogia.
In reply to Cynara de Oliveira Geraldo
Re: Andragogia X Pedagogia
Outro ponto importante é que o aprendizado adulto valoriza suas experiências anteriores, que servem como base para novas aquisições de conhecimento. Assim, o processo andragógico é mais flexível, dialógico e centrado no aluno, priorizando abordagens práticas e contextuais que permitam a aplicação imediata do conhecimento adquirido. Esse modelo respeita o ritmo individual e considera que o adulto aprende melhor quando percebe a relevância direta do conteúdo para sua vida pessoal ou profissional.
Exatamente, por isso é importante levar em conta a experiencia que o adulto já possui.
In reply to Cynara de Oliveira Geraldo
Re: Andragogia X Pedagogia
ijnteressabte
Reconhecer a diferença entre crianças e adultos no que concerne a aprendizagem, é fundamental para uma educação de inclusão. Não significa apenas uma questão de terminologia ( pedagogia e andragogia), representa um compromisso com a formação humana.
In reply to Cynara de Oliveira Geraldo
Re: Andragogia X Pedagogia
Importante reflexão colega , um fator interessante também é o estilo de aprendizagem que cada aluno possui, o educador deve levar em consideração os fatores sociais, emocionais , ambientais e condições físicas que afetam aprendizagem independentemente da idade.
In reply to Cynara de Oliveira Geraldo
Re: Andragogia X Pedagogia
Relevante observação colega, gostaria de abarcar sobre as 4 dimensões que Felder e Silverman (1998) nos apresenta, e a sua compressão ajuda na elaboração de estratégias de aprendizagem, seja ela na pedagogia ou na andragogia, são elas:
Sensorial ou intuitivo — percepção;
Visual ou verbal — entrada;
Ativo ou reflexivo — processamento;
Sequencial ou global — compreensão.
Pois cada indivíduo possui uma maneira única de aprendizagem , e reconhece-las faz a diferença no processo.
Sensorial ou intuitivo — percepção;
Visual ou verbal — entrada;
Ativo ou reflexivo — processamento;
Sequencial ou global — compreensão.
Pois cada indivíduo possui uma maneira única de aprendizagem , e reconhece-las faz a diferença no processo.
In reply to Cynara de Oliveira Geraldo
Re: Andragogia X Pedagogia
Concordo plenamente colega Cynara.
Reitero dizendo que, diferente da pedagogia, que foca no ensino de crianças e adolescentes, a andragogia parte do pressuposto de que os adultos trazem experiências prévias, autonomia e um senso de propósito ao processo de aprendizado. Esses fatores moldam a forma como aprendem e interagem com os conteúdos e contextos educativos.
Reitero dizendo que, diferente da pedagogia, que foca no ensino de crianças e adolescentes, a andragogia parte do pressuposto de que os adultos trazem experiências prévias, autonomia e um senso de propósito ao processo de aprendizado. Esses fatores moldam a forma como aprendem e interagem com os conteúdos e contextos educativos.