Andragogia, o termo que define a arte e ciência de orientar adultos a aprender, é fundamentalmente distinta da pedagogia, que se concentra na educação de crianças. Baseada nos princípios desenvolvidos por Malcolm Knowles, a andragogia enfatiza a importância da experiência prévia como base para novos aprendizados. Adultos trazem uma riqueza de vivências para o ambiente educacional, o que possibilita uma aprendizagem mais relevante e aplicável. Além disso, adultos são tipicamente mais autodirigidos e motivados por necessidades e objetivos internos, preferindo aprender aquilo que é imediatamente relevante para suas vidas pessoais ou profissionais. Portanto, os métodos andragógicos envolvem uma abordagem mais colaborativa e prática, onde o facilitador atua como um parceiro no processo de aprendizado, incentivando a reflexão, a troca de experiências e a aplicação prática do conhecimento. Essa abordagem não apenas respeita a autonomia do adulto, mas também valoriza e utiliza suas experiências de vida como um recurso enriquecedor no processo educativo.
Exatamente isso, andragogia é uma novidade para mim, eu não tinha ouvido falar anteriormente
Para mim também Paola, embora eu já tenha trabalhado muito com adultos.