Para o ensino e aprendizagem de adultos conhecer os diferentes estilos de aprendizagem é fundamental. Esse conhecimentos nos ajuda a diversificar o processo de ensino e aprendizagem para proporcionar aos alunos as melhores oportunidades de aprendizado. Outro ponto positivo desse conhecimento é que ele nos convida a nos reinventarmos enquanto profissionais, pois cada indivíduo e grupo de indivíduos é único e seus estilos de aprendizagem mudam ao longo da vida a medida em que vão amadurecendo e enriquecendo seu repertório de experiências. Portanto, é fundamental conhecermos as especificidades da andragogia, isto é, da aprendizagem de adultos aliadas aos estilos de aprendizagem.
Os estilos de aprendizagem referem-se às preferências individuais na assimilação e processamento de informações. Compreender esses estilos é essencial para a mediação pedagógica eficaz, especialmente no ensino remoto. Um dos modelos mais utilizados é o de Felder e Silverman, que identifica quatro dimensões principais:
Ativo vs. Reflexivo – Ativos aprendem melhor experimentando e interagindo, enquanto reflexivos preferem analisar antes de agir.
Sensitivo vs. Intuitivo – Sensitivos preferem fatos e detalhes concretos, enquanto intuitivos gostam de conceitos abstratos e teorias.
Visual vs. Verbal – Visuais aprendem melhor com imagens e diagramas, enquanto verbais absorvem conhecimento mais eficazmente por meio da leitura e audição.
Sequencial vs. Global – Sequenciais assimilam conhecimento de forma linear e organizada, enquanto globais fazem conexões amplas antes de compreender detalhes.
Ao considerar esses estilos, o professor ou tutor pode diversificar as estratégias de ensino para tornar a aprendizagem mais acessível e significativa para diferentes perfis de estudantes.
Ativo vs. Reflexivo – Ativos aprendem melhor experimentando e interagindo, enquanto reflexivos preferem analisar antes de agir.
Sensitivo vs. Intuitivo – Sensitivos preferem fatos e detalhes concretos, enquanto intuitivos gostam de conceitos abstratos e teorias.
Visual vs. Verbal – Visuais aprendem melhor com imagens e diagramas, enquanto verbais absorvem conhecimento mais eficazmente por meio da leitura e audição.
Sequencial vs. Global – Sequenciais assimilam conhecimento de forma linear e organizada, enquanto globais fazem conexões amplas antes de compreender detalhes.
Ao considerar esses estilos, o professor ou tutor pode diversificar as estratégias de ensino para tornar a aprendizagem mais acessível e significativa para diferentes perfis de estudantes.
In reply to Zaine Paula dos Santos Silva
Re: estilos de aprendizagem
A andragogia valoriza a experiência, autonomia e motivação do adulto, tornando o aprendizado mais eficaz e significativo.
Realmente é importante conhecer essas diversas formas de aprender e é por isso que o tutor/professor precisa estabelecer um diálogo com seus alunos.
In reply to Zaine Paula dos Santos Silva
Re: estilos de aprendizagem
Isso mesmo, o individuo é único, havendo suas particularidades e o ato de entender os estilos de aprendizagem faz com que se tenha auxilio nesse processo.
Achei interessante esse ponto que nos reinventamos ao longo da carreira ou até mesmo ao longo da vida, o amadurecimento individual nos faz enxergar de forma diferente ao adquirir conhecimento.
In reply to Zaine Paula dos Santos Silva
Re: estilos de aprendizagem
Excelente!
A andragogia foca nas características específicas dos aprendizes adultos, como a necessidade de saber, o autoconceito, a experiência prévia, a prontidão para aprender, a orientação para a aprendizagem e a motivação interna.
In reply to Zaine Paula dos Santos Silva
Re: estilos de aprendizagem
Como comentado na aula, a andragogia é a ciência e a maneira de se ensinar adultos, possui alguns métodos diferentes do abordado pela pedagogia, levando em consideração as vivências pessoais de cada adulto.
Ao tutor, cabe se reinventar e estar sempre atualizado.
Ao tutor, cabe se reinventar e estar sempre atualizado.