Teorias da Aprendizagem

Teorias da Aprendizagem

por Georgia Dominique Vanessa Cedraz Lopes -
Número de respostas: 0

Quando a professora Ana Claudia apresenta algumas "Teorias da Aprendizagem" elaboradas ao longo do século XX e XXI, destacando que cada ser humano/a é único/a ela explicita a necessidade e obrigação que cada professor/as e tutor/a tem de considerar a heterogeneidade das turmas de alunos/as de cada espaço educativo, seja ele, presencial ou mediado pela internet. 

Estimulando essa reflexão, o vídeo 1, complementado pelo vídeo 3, que exalta as contribuições de Flaming, nos conduzem a compreender a ideia de que, cada ser humano/a aprende e fixa o aprendizado de uma maneira diferente e múltipla. E, mais do que isso, muitas vezes de maneira "multimodal", conforme indicou Flaming. 

Conforme salientou a professora Ana Claudia, essa reflexão promove a escolha mais adequada de abordagens explicativas ou demonstrativas de acordo com as necessidades e preferências dos/as alunos/as. Esse modo de conduzir o planejamento de aulas e aplicá-lo cotidianamente propicia uma assertividade maior no planejamento, na elaboração e na condução das aulas. Também permite ajustes durante o processo. 

O VARK, questionário proposto por Flaming, nos parece uma ferramenta diagnóstica excepcional para conduzir metodologias mais adequadas a cada realidade educacional, conforme o perfil de aprendizagem de cada grupo escolar; o VARK veio, portanto, para nos ajudar a compreendermos melhor a complexidade de aprendizado de nossos/as alunos/as e para estimularmos neles/as, um autoconhecimento educacional; uma vez conscientes de como aprendem, lhes proporcionamos como aprender mais e, mais significativamente. 

O estudo, isto é, as pesquisas em torno de como aprendemos vem tornando as "Teorias de Aprendizagem" uma área de pesquisa aliada de professores/as e tutores/as; meio importante e significativo de executarmos nosso trabalho de maneira mais assertiva e eficiente.