Olá, colegas!
Durante a realização das atividades deste módulo, tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos sobre a importância do papel do professor mediador na Educação a Distância, especialmente dentro da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Fiquei muito impressionada com a forma como a atuação desse profissional vai além da simples transmissão de conteúdo, sendo essencial para criar vínculos, promover a interação e facilitar a aprendizagem em ambientes virtuais.
Refletir sobre os desafios da exclusão digital e o uso responsável das tecnologias também me fez compreender como é fundamental que educadores estejam atentos à acessibilidade e à qualidade da mediação. Além disso, foi muito enriquecedor aprender sobre a estrutura organizacional dos institutos federais, como o IFRO, e sua atuação na EaD com planejamento e suporte adequados.
Acredito que, ao compreendermos bem as legislações e documentos norteadores, fortalecemos nossa prática e contribuímos para uma educação mais democrática, inclusiva e significativa. Esse módulo, com certeza, trouxe muitos aprendizados e reforçou minha motivação em seguir contribuindo com a educação de qualidade.
Vamos em frente!