São questionamentos que também me faço...teremos de aprender a conviver com as IA, pois são um caminho sem volta. Enquanto ainda engatinhamos para encontrar modelos e processos eficientes, as tecnologias avançam rápido demais. Não tenho resposta para esses questionamentos, mas acho que "lutar" contra elas não é o caminho. Mas também acho que a solução passa por regulamentações (um processo ainda mais lento e complexo).
Por outro lado, quem sabe abordagens EAD que busquem mais interações síncronas, bem como atividades avaliativas mais diversas e que envolvam criação e/ou projetos que se relacionem com a realidade dos alunos, o desenvolvimento de materiais de educomunicação....podem ser um caminho para ao menos amenizar alguns desses pontos.
Por outro lado, quem sabe abordagens EAD que busquem mais interações síncronas, bem como atividades avaliativas mais diversas e que envolvam criação e/ou projetos que se relacionem com a realidade dos alunos, o desenvolvimento de materiais de educomunicação....podem ser um caminho para ao menos amenizar alguns desses pontos.