Achei muito interessante como o curso reforça a importância de colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem. Vejo isso como um desafio, principalmente quando muitos estudantes ainda esperam instruções prontas.
Refletindo sobre o protagonismo do aluno nas metodologias ativas
por EDNA DA SILVA -
Número de respostas: 2
Em resposta à EDNA DA SILVA
Re: Refletindo sobre o protagonismo do aluno nas metodologias ativas
por Suely Martins Coimbra -
Concordo com você. Colocar o aluno como protagonista é essencial para um aprendizado mais significativo, mas realmente não é uma tarefa fácil. Muitos ainda esperam respostas prontas porque esse modelo foi reforçado por muito tempo. Por isso, é importante que o professor atue como mediador, criando estratégias que estimulem a autonomia e o pensamento crítico, respeitando o ritmo de cada estudante.
Em resposta à EDNA DA SILVA
Re: Refletindo sobre o protagonismo do aluno nas metodologias ativas
Importante o que você colocou. Faço uma intersecção entre a concepção do aluno como protagonista e os princípios da andragogia, considerando que o protagonismo do estudante é central para uma aprendizagem em profundidade. Nessa perspectiva, o professor atua como mediador no desenvolvimento de habilidades, no estímulo à criatividade e na construção do conhecimento.