Experiência como tutor de curso EaD.

Experiência como tutor de curso EaD.

by José Henrique Plácido dos Santos -
Number of replies: 0

Minha experiência como tutor em curso EaD tem sido extremamente positiva e enriquecedora. A cada interação percebo o quanto é possível contribuir para a aprendizagem dos participantes e, ao mesmo tempo, aprender com as diferentes realidades que eles trazem para o curso. O trabalho de mediação, acompanhamento e incentivo ao estudo tem me proporcionado uma visão mais ampla sobre o papel do tutor como orientador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

Apesar disso, alguns desafios surgem, principalmente quando determinados alunos não exploram adequadamente os recursos do AVA e acabam fazendo perguntas que já estão respondidas no próprio ambiente. Nessas situações, procuro orientar com paciência, incentivando a autonomia e o hábito de leitura atenta dos materiais disponibilizados.

De modo geral, considero essa vivência muito valiosa, pois fortalece minhas competências pedagógicas, amplia meu olhar sobre a educação mediada por tecnologias e reafirma a importância da interação humana mesmo em ambientes virtuais.