Reflexão sobre a importância das legislações na inclusão educacional

Reflexão sobre a importância das legislações na inclusão educacional

por Eliane Cristina de Araujo -
Número de respostas: 0

Ter conhecimento das legislações é fundamental porque elas orientam nossas práticas e garantem os direitos dos estudantes. As leis funcionam como um guia que nos ajuda a compreender o que já foi conquistado em termos de inclusão e quais responsabilidades a escola e os profissionais da educação devem assumir para assegurar um ensino de qualidade para todos.

Antes deste módulo, eu já sabia da existência da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, mas não tinha clareza sobre como essas legislações se aplicavam no dia a dia da escola. Com os conteúdos estudados, pude perceber a importância da Constituição Federal e do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão) como instrumentos que asseguram o direito de cada aluno a estar inserido em um ambiente escolar inclusivo e acessível.

Para minha atuação na monitoria de ensino inclusivo, esses conhecimentos são muito valiosos, pois me ajudam a compreender o papel do monitor não apenas como auxiliar pedagógico, mas também como alguém que contribui para garantir que os direitos dos alunos sejam respeitados. Aprendi que é necessário olhar para cada criança em sua singularidade, oferecendo apoio sem tirar sua autonomia.

O maior aprendizado que levo é que inclusão não é apenas presença física, mas participação efetiva. Isso reforça a importância do diálogo, da colaboração com a equipe escolar e da sensibilidade em cada ação realizada.