Reflexões sobre as leituras.

Reflexões sobre as leituras.

de Fabrício Braga -
Número de respuestas: 0

Ao estudar o conteúdo deste módulo, percebi ainda mais a importância de conhecer as legislações que regem a educação e a inclusão. As leis não são apenas normas distantes; elas garantem direitos e orientam práticas concretas no cotidiano escolar. Sem esse conhecimento, corremos o risco de naturalizar exclusões ou não oferecer os apoios devidos aos estudantes que mais precisam.

Eu já sabia, de forma geral, sobre a existência da Constituição, da LDB e das políticas de inclusão, mas este módulo me ajudou a compreender como elas se articulam e se aplicam dentro da instituição. Entender a função do NAPNE e a responsabilidade do IFRO em eliminar barreiras foi fundamental para enxergar a monitoria não apenas como um apoio individual, mas como parte de uma política institucional.

Levo como aprendizado que a monitoria inclusiva exige, além de empatia e paciência, uma base legal e ética sólida. Conhecer as leis fortalece minha atuação, porque me dá clareza sobre o papel que desempenho na promoção do direito à educação. Assim, posso atuar com mais segurança, sabendo que cada gesto de acolhimento contribui para tornar a escola um espaço realmente inclusivo.