Por que é importante ter conhecimento das legislações?

Por que é importante ter conhecimento das legislações?

by Sophia do Nascimento Lopes -
Number of replies: 0

Durante a leitura deste módulo, percebi como é essencial conhecer as legislações que orientam a educação e a inclusão. As leis garantem direitos fundamentais e nos mostram que a inclusão não é apenas uma escolha da instituição ou do professor, mas um dever legal e ético. Saber disso fortalece nossa atuação, pois nos dá clareza sobre os princípios que devem nortear o trabalho na monitoria.

Eu já tinha algum conhecimento sobre a LDB e sobre a importância da igualdade de acesso à educação, mas não conhecia tantos detalhes relacionados às políticas específicas de inclusão. O conteúdo trouxe novos olhares sobre equidade, acessibilidade e direitos dos estudantes com NEE, ampliando minha compreensão.

O principal aprendizado foi perceber que a monitoria inclusiva vai além de auxiliar em conteúdos escolares: ela envolve acolher, respeitar e buscar estratégias para garantir que cada aluno participe ativamente do processo educativo. Isso me ajudará a atuar com mais sensibilidade, responsabilidade e consciência da importância do meu papel na construção de uma educação verdadeiramente inclusiva.