Minha opinião

Minha opinião

by Mayara Pereira Santos -
Number of replies: 0

Ter conhecimento das legislações educacionais e de inclusão é fundamental para atuar como monitor de ensino, pois elas garantem os direitos dos estudantes e orientam nossas práticas dentro da instituição. Compreender essas normas nos ajuda a respeitar a diversidade, a identificar barreiras e a buscar estratégias que favoreçam a aprendizagem de todos.

Antes do módulo, eu já sabia que a inclusão escolar estava prevista em lei e que todos os alunos têm direito à educação de qualidade. No entanto, aprofundei meu entendimento sobre a importância de adaptar recursos, flexibilizar metodologias e reconhecer as necessidades específicas de cada estudante. Esse aprendizado reforça o quanto a legislação não é apenas um documento formal, mas uma ferramenta que sustenta e fortalece a prática inclusiva.

Dessa forma, percebo que minha atuação como monitor não se limita a apoiar a aprendizagem, mas também a promover um ambiente justo e acolhedor, em que cada aluno se sinta valorizado e parte do processo educativo.