REFLEXÃO SOBRE AS LEITURAS

REFLEXÃO SOBRE AS LEITURAS

by RAFAELA DE SOUZA GUSMÃO -
Number of replies: 0

Ter conhecimento das legislações é fundamental porque elas orientam nossas práticas e garantem os direitos das pessoas, especialmente no contexto educacional. Ao compreender as leis, conseguimos atuar com mais segurança, responsabilidade e respeito, assegurando que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades e ao suporte necessário para seu desenvolvimento.

Antes do curso, eu já tinha noção de algumas leis relacionadas à educação e à inclusão, como a importância da Constituição Federal, da LDB e do Estatuto da Pessoa com Deficiência. No entanto, não conhecia de forma tão aprofundada os princípios que orientam essas normas e como elas se aplicam diretamente no cotidiano escolar, especialmente no que diz respeito às adaptações e ao atendimento especializado.

Os conteúdos estudados foram muito importantes para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois me ajudaram a compreender melhor as necessidades dos alunos e a importância de oferecer apoio adequado. Aprendi que a inclusão não é apenas uma obrigação legal, mas também um compromisso ético e humano, que contribui para uma educação mais justa e acessível. Esse aprendizado me motiva a desempenhar meu papel de forma mais consciente e acolhedora.