ANDRAGOGIA

ANDRAGOGIA

de Raquel Cardoso Da Silva -
Número de respuestas: 6

A avaliação desempenha um papel crucial na andragogia (educação de adultos) porque não se limita apenas a medir o conhecimento, mas sim a validar a experiência e o crescimento do aprendiz. Diferente da pedagogia, onde a avaliação muitas vezes foca na retenção de conteúdo, na andragogia, ela deve ser participativa e relevante para a vida e objetivos do adulto. A medição eficaz fornece feedback contínuo, ajudando o aluno a autorregular sua aprendizagem e aplicar o conhecimento em contextos reais, demonstrando como o aprendizado está impactando sua capacidade de resolver problemas e atingir metas pessoais ou profissionais. Assim, a avaliação se torna uma ferramenta de diagnóstico e motivação, e não apenas um julgamento final.

En respuesta a Raquel Cardoso Da Silva

Re: ANDRAGOGIA

de Cleidiane Vieira -
A andragogia é importante porque reconhece que adultos aprendem de forma diferente das crianças, valorizando suas experiências, motivação interna e necessidade de aplicar o conhecimento na prática.
En respuesta a Raquel Cardoso Da Silva

Re: ANDRAGOGIA

de Paulo Ericson Valentim Silva -
Na andragogia, a experiência prévia do adulto é um dos pilares do aprendizado. Diferente da criança, que chega ao ambiente de ensino com pouca ou nenhuma bagagem, o adulto traz consigo um vasto repertório de vivências, conhecimentos e habilidades. A avaliação andragógica, portanto, deve reconhecer e validar essa experiência, utilizando-a como ponto de partida para o novo aprendizado.
En respuesta a Paulo Ericson Valentim Silva

Re: ANDRAGOGIA

de Daniel Wainer -
A andragogia — a arte e a ciência de ensinar adultos — oferece a base teórica e metodológica para um ensino eficaz e significativo na EJA. Enquanto a pedagogia é centrada no ensino de crianças, a andragogia considera as características únicas dos estudantes adultos, que possuem experiências de vida, motivações e necessidades de aprendizagem distintas.