Conhecimento é Fundamental

Conhecimento é Fundamental

de Brenda Ferreira Leal Rocha -
Número de respuestas: 0

Ter conhecimento das legislações é muito importante porque elas servem como um guia para a nossa prática dentro da escola. É através delas que entendemos quais são os direitos dos alunos e quais são os deveres da escola e dos professores. No caso da inclusão, isso se torna ainda mais necessário, já que a lei garante que todos os estudantes tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem, respeitando as diferenças e promovendo uma educação mais justa.

Antes eu já sabia que existiam leis voltadas para a educação, como a LDB, e também que havia leis que falavam sobre inclusão. Mas, estudando mais, percebi melhor como elas funcionam na prática e como realmente podem ajudar a organizar o trabalho dentro da sala de aula.

Esses conteúdos foram importantes para a minha atuação na monitoria de ensino inclusiva porque me ajudaram a entender a necessidade de adaptar atividades, dar apoio aos alunos que precisam e valorizar suas formas de aprender. O que eu mais aprendi é que a legislação não é só um documento distante, mas algo que pode orientar e facilitar o nosso trabalho no dia a dia.