Inclusão

Inclusão

de Dianne Morais -
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Refletir sobre a importância do conhecimento das legislações educacionais e inclusivas é essencial para garantir uma prática pedagógica justa, ética e efetiva. As leis são instrumentos que asseguram os direitos dos estudantes, especialmente aqueles com deficiência, transtornos ou outras necessidades específicas. Elas orientam o trabalho de educadores, monitores e gestores, promovendo a equidade no acesso à aprendizagem e à permanência na escola com dignidade e respeito às diferenças.

Antes de estudar mais profundamente, talvez o conhecimento sobre as leis da educação e da inclusão estivesse limitado às mais conhecidas, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI - Lei nº 13.146/2015). Com os conteúdos estudados, ficou mais claro como essas leis se aplicam no cotidiano escolar, especialmente no contexto da Educação Inclusiva, abordando desde a acessibilidade até a adaptação curricular e a importância da formação continuada dos profissionais envolvidos.

Na prática da monitoria de ensino inclusiva, esse conhecimento se tornou um diferencial. Saber, por exemplo, que a educação é um direito de todos e que os alunos com deficiência têm direito a atendimentos especializados, recursos de acessibilidade e apoio individualizado, fortaleceu a atuação com mais segurança, empatia e competência.

O maior aprendizado foi compreender que inclusão não é favor, é direito, e que todos na escola têm papel ativo para garantir que esse direito seja respeitado. Ter consciência das legislações ajuda a atuar com mais responsabilidade, ética e compromisso com a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e democrática.