Reflexão

Reflexão

by Amanda Sena Vieira Ribeiro -
Number of replies: 0

Compreender as legislações e os princípios que fundamentam a educação inclusiva é essencial para garantir uma prática pedagógica comprometida com os direitos humanos e com a equidade no ambiente escolar. As normas, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, asseguram que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas diferenças e promovendo a participação plena. Conhecer essas legislações permite ao educador atuar de forma consciente, ética e fundamentada, assegurando que a inclusão aconteça não apenas no discurso, mas também na prática.

Antes de realizar este módulo, eu tinha uma noção geral sobre a importância da inclusão escolar, mas não compreendia com profundidade o papel da legislação na consolidação desse processo. As leituras e discussões propostas ampliaram meu entendimento sobre a responsabilidade institucional e docente na eliminação de barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais. Além disso, percebi que a inclusão exige não apenas adaptações estruturais, mas também uma mudança de mentalidade e de postura dentro da comunidade escolar.

Essa aprendizagem contribui de forma significativa para minha atuação como monitora de ensino inclusiva, fortalecendo meu compromisso com uma prática educacional baseada no respeito, na empatia e na valorização das diferenças. Compreendo agora que a educação inclusiva não é apenas uma exigência legal, mas um princípio fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, em que todos tenham oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente.