Fórum

Fórum

por Laudelina Ramos Alves -
Número de respostas: 0

Ter conhecimento das legislações é fundamental, especialmente na educação inclusiva, pois elas garantem os direitos dos estudantes e orientam práticas pedagógicas éticas, justas e responsáveis. Antes de aprofundar meus estudos, eu já conhecia algumas leis, como a LDB, a Constituição Federal e a Lei Brasileira de Inclusão, mas de forma mais superficial. Com os conteúdos estudados, passei a compreender melhor a aplicação prática dessas normas e como elas influenciam diretamente na atuação do monitor de ensino inclusivo. Aprendi que o papel do monitor vai além do apoio acadêmico, sendo também de mediação, escuta e valorização das diferenças, sempre respeitando os tempos e necessidades de cada aluno. Esses conhecimentos me ajudaram a refletir sobre minha postura e práticas, mostrando que inclusão não é apenas presença física, mas uma construção coletiva baseada no respeito, na empatia e na garantia de direitos. O principal aprendizado foi entender que a legislação é uma ferramenta essencial para transformar a realidade escolar e promover uma educação verdadeiramente acessível e igualitária para todos.