Reflexões

Reflexões

de Yara Reis Lemes Oliveira -
Número de respuestas: 0

Ter conhecimento das legislações que orientam a educação e a inclusão é essencial para qualquer profissional que atua no ambiente escolar, especialmente para quem trabalha com monitoria de ensino inclusiva. As leis como a LDB (Lei nº 9.394/96) e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) são os pilares que asseguram o direito à educação de qualidade para todos, orientando práticas que promovem a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças. Conhecer essas normas significa atuar com segurança, ética e responsabilidade, contribuindo para que a escola seja um espaço verdadeiramente inclusivo.

Antes do curso, eu já tinha uma noção geral sobre a existência dessas leis, mas não compreendia a fundo como elas se aplicavam na prática do dia a dia escolar. O estudo deste módulo me ajudou a perceber a importância do NAPNE na promoção da inclusão e como cada ação, por menor que pareça, pode contribuir para o sucesso do estudante com necessidades específicas.

Como aprendizado, levo comigo a consciência de que a inclusão não é apenas cumprir uma exigência legal, mas um compromisso humano e institucional. A monitoria inclusiva é uma ponte entre o estudante, o professor e a escola e ao entender as legislações, posso atuar de forma mais empática, organizada e alinhada com os princípios da educação inclusiva.