Experiência

Experiência

by RENATA RANGEL DE FARIA -
Number of replies: 0

Por que é importante ter conhecimento das legislações?
Ter conhecimento das legislações é essencial porque elas orientam nossas ações e garantem que os direitos de todos sejam respeitados, especialmente no contexto educacional. No caso da educação inclusiva, compreender as leis nos permite agir de forma ética, justa e responsável, assegurando que cada estudante, com ou sem deficiência, tenha acesso a um ensino de qualidade. Além disso, conhecer a legislação ajuda os educadores e monitores a compreenderem seus deveres, limites e possibilidades de atuação dentro da escola.

O que você já sabia sobre as leis da educação e da inclusão?
Antes de aprofundar o estudo, eu já conhecia algumas leis básicas, como a Constituição Federal de 1988, que garante o direito à educação para todos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Sabia também da importância da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que reforça a necessidade de escolas acessíveis e da valorização da diversidade como parte essencial do processo educativo.

Em quais aspectos os conteúdos lhe ajudaram na sua atuação na monitoria de ensino inclusiva?
Os conteúdos me ajudaram a compreender melhor as necessidades individuais dos alunos e a importância de adotar estratégias pedagógicas diversificadas. Passei a observar que cada estudante tem um ritmo e uma forma própria de aprender, e que o papel da monitoria é justamente apoiar esse processo com empatia e planejamento. Também aprendi a identificar barreiras atitudinais e estruturais dentro do ambiente escolar, buscando formas de torná-lo mais acessível e acolhedor.

O que você tirou de aprendizado?
Aprendi que a inclusão vai muito além de adaptar materiais ou oferecer apoio pontual — trata-se de promover uma mudança de cultura escolar, baseada no respeito, na escuta ativa e na valorização das diferenças. O conhecimento das legislações me trouxe mais segurança e fundamentação para atuar, além de reforçar o compromisso com uma educação verdadeiramente democrática e humana.