Mediação e presença docente no ambiente on-line

Mediação e presença docente no ambiente on-line

de THIAGO COSIN -
Número de respuestas: 2

Algo que me chamou bastante atenção nas leituras e vídeos foi a importância da presença do professor mesmo em um ambiente virtual. Às vezes, a gente pensa que por não estar “ao vivo”, a mediação acontece de forma automática, mas percebo que ela exige ainda mais intencionalidade. O tutor ou mediador precisa estar atento ao ritmo da turma, responder com empatia e criar espaços de diálogo. Isso faz toda diferença na motivação dos alunos.

Na prática, já vi como uma simples mensagem de incentivo no fórum ou um feedback mais personalizado pode mudar completamente o engajamento da turma. E vocês, que estratégias costumam usar para manter a proximidade e o vínculo nos cursos on-line?

En respuesta a THIAGO COSIN

Re: Mediação e presença docente no ambiente on-line

de Thauan Felipe -
Concordo com sua reflexão. A presença do tutor em ambientes virtuais realmente exige intencionalidade e sensibilidade. Pequenas ações, como um feedback personalizado ou uma mensagem de incentivo, podem fortalecer o vínculo e a confiança entre tutor e aluno. Também percebo que manter essa proximidade é um dos maiores desafios da tutoria, especialmente diante das novas tecnologias e da inteligência artificial, que exigem do educador ainda mais cuidado para preservar a dimensão humana da mediação.
En respuesta a Thauan Felipe

Re: Mediação e presença docente no ambiente on-line

de Maria Elizangela Santos -
Sim, tambem acredito que manter proximidade entre tutor e aluno seria um desafio, principalmente porque em ambiente virtual é tudo mais rápido, estamos nos acostumando a termos informações em um clique, daí ser um desafio, tentar criar um vínculo de confiança e de proximidade e ao mesmo tempo estimular o aluno na busca de conhecimento, pesquisas e afins, para seu próprio aprendizado.