A Andragogia valoriza a experiência e a autonomia do adulto no processo de aprendizagem. Diferente da pedagogia tradicional, que se baseia na transmissão de conhecimento, a andragogia propõe uma educação participativa, em que o aluno é protagonista e o educador atua como mediador.
Percebo que, ao trabalhar com adultos, é essencial reconhecer que cada um traz vivências, valores e formas próprias de aprender. Quando o educador respeita essas trajetórias, o aprendizado se torna mais significativo e duradouro.
Gostaria de saber: quais estratégias vocês consideram mais eficazes para estimular a motivação e o engajamento de adultos na aprendizagem?
A importância da Andragogia na aprendizagem de adultos
by Natália Alves Nobre -
Number of replies: 2
In reply to Natália Alves Nobre
Re: A importância da Andragogia na aprendizagem de adultos
Aprendizagem baseada em problemas e projetos, que conecta o conteúdo a desafios reais do cotidiano ou da profissão;
Troca de experiências entre os participantes, valorizando o conhecimento prévio e promovendo o aprendizado colaborativo;
Flexibilidade nos métodos e horários, reconhecendo as múltiplas demandas que o público adulto enfrenta;
Uso de tecnologias interativas, como fóruns, vídeos curtos, quizzes e estudos de caso, para dinamizar o processo;
Troca de experiências entre os participantes, valorizando o conhecimento prévio e promovendo o aprendizado colaborativo;
Flexibilidade nos métodos e horários, reconhecendo as múltiplas demandas que o público adulto enfrenta;
Uso de tecnologias interativas, como fóruns, vídeos curtos, quizzes e estudos de caso, para dinamizar o processo;
In reply to Natália Alves Nobre
Re: A importância da Andragogia na aprendizagem de adultos
Oi Natália, gostei muito da sua definição de andragogia. Acredito que algumas estratégias para tornar a aprendizagem de adultos mais motivadora e engajadora se relaciona bem com o que você também apresentou no seu comentário na parte que fala sobre reconhecer as vivências de cada um.
Estimular trocas, debates e atividades colaborativas em que possam compartilhar vivências é muito importante para que os alunos se sintam pertencente ao ambiente escolar.
Exemplo: rodas de conversa, fóruns de discussão, ou dinâmicas de análise de situações que envolvam suas experiências.
Estimular trocas, debates e atividades colaborativas em que possam compartilhar vivências é muito importante para que os alunos se sintam pertencente ao ambiente escolar.
Exemplo: rodas de conversa, fóruns de discussão, ou dinâmicas de análise de situações que envolvam suas experiências.