Ao refletir sobre o conteúdo deste módulo, percebo a importância de conhecer as legislações relacionadas à educação e à inclusão. Compreender as leis e diretrizes educacionais não é apenas um requisito formal, mas uma ferramenta essencial para garantir que todos os estudantes tenham seus direitos respeitados e oportunidades de aprendizagem asseguradas. O conhecimento legal proporciona segurança e fundamentação para a atuação docente e para a mediação do aprendizado, permitindo que a inclusão seja efetiva e planejada de forma consciente, evitando práticas discriminatórias ou excludentes.
Antes deste módulo, eu já tinha alguma noção das principais leis de educação e inclusão, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Política Nacional de Educação Especial. No entanto, a leitura aprofundada me ajudou a compreender melhor os detalhes dessas legislações, como os direitos específicos dos alunos com necessidades educacionais especiais, a importância de adaptações curriculares e o papel do monitor de ensino inclusivo no apoio ao processo educativo.
Os conteúdos do módulo foram especialmente valiosos para a minha atuação na monitoria, pois reforçaram a necessidade de conhecer e aplicar as normas legais na prática diária. Aprendi que a inclusão não se limita à presença física do aluno na sala de aula, mas envolve estratégias pedagógicas, recursos didáticos e acompanhamento contínuo. Além disso, percebi que, ao dominar as legislações, posso atuar de forma mais segura e eficaz, contribuindo para um ambiente educacional mais justo e acolhedor.