A palavra inclusão refere-se ao ato de incluir, integrar ou inserir alguém ou algo em um grupo, ambiente ou contexto do qual estava anteriormente excluído.
Em termos sociais e práticos, a inclusão geralmente se refere a garantir que todas as pessoas, independentemente de suas características físicas, mentais, sociais, raciais ou econômicas, tenham oportunidades iguais e acesso aos mesmos direitos e serviços.
Aqui estão as principais áreas onde o termo é frequentemente usado:
-
Inclusão Escolar (Educação Inclusiva): Garante que alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tenham acesso ao ensino regular, com as devidas adaptações e suporte necessários para seu aprendizado.
-
Inclusão Social: Combate à exclusão causada por pobreza, raça, gênero, orientação sexual ou outras condições, garantindo cidadania plena a todos.
-
Inclusão Profissional (Mercado de Trabalho): Políticas que visam a contratação de grupos historicamente marginalizados, como pessoas com deficiência (Lei de Cotas), diversidade racial e de gênero nas empresas.
-
Inclusão Digital: Democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação (como internet e computadores), permitindo que mais pessoas participem da sociedade conectada.