A leitura deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações que fundamentam a educação e a inclusão escolar. Entender as leis garante que nosso trabalho seja orientado por princípios de equidade, acessibilidade e respeito aos direitos dos estudantes. Além disso, o domínio desses marcos legais nos dá mais segurança para atuar, comunicar com a equipe pedagógica e defender práticas que assegurem a participação de todos.
Antes do curso, eu já conhecia algumas diretrizes importantes, como a LDB, a Política Nacional de Educação Especial e os direitos dos estudantes público-alvo da educação especial. No entanto, o conteúdo deste módulo aprofundou meu olhar sobre como essas legislações se articulam na prática, especialmente na rotina da monitoria. Percebi com mais clareza a importância das adaptações, das estratégias de apoio e da colaboração entre professor, monitor e AEE para garantir aprendizagens reais.
Como aprendizado principal, levo a compreensão de que a inclusão não é apenas uma norma, mas uma prática diária que exige sensibilidade, preparo e embasamento. O módulo me ajudou a enxergar melhor meu papel como mediadora do processo de aprendizagem, fortalecendo minha atuação como monitora de ensino inclusivo.