oi

oi

de Gabriella Rodrigues Carvalho Costa -
Número de respuestas: 0

Participar deste módulo me ajudou a ampliar minha compreensão sobre como a inclusão educacional depende diretamente do conhecimento sobre a instituição em que atuamos e das práticas que orientam o trabalho do monitor de ensino inclusivo. Cada escola possui sua cultura, seus recursos, seu modo de organizar o atendimento e suas formas de acolher os estudantes. Por isso, conhecer esse contexto é fundamental para desenvolver um trabalho alinhado, eficiente e verdadeiramente colaborativo.

Além disso, reafirmei a importância do papel do monitor na mediação das aprendizagens. Nosso trabalho não é substituir o professor, mas atuar ao lado dele, oferecendo suporte, facilitando a comunicação, observando necessidades individuais e criando condições para que todos os estudantes participem das atividades com autonomia. A leitura do módulo reforçou como a inclusão é construída diariamente, por meio do diálogo, da empatia e de estratégias que respeitam as diferenças.

Esse aprendizado me motiva a seguir buscando novas práticas e aprimorando minha escuta ativa, pois acredito que a inclusão se fortalece quando cada profissional compreende seu papel e atua de forma consciente, colaborativa e sensível às singularidades de cada aluno.