Reflexão sobre aprendizagem digital

Reflexão sobre aprendizagem digital

por Vânia Nascimento Coimbra -
Número de respostas: 4

Tenho refletido sobre como as Atividades Não Presenciais (ANP) contribuem para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Percebo que, ao organizar meu próprio tempo e escolher quais materiais revisar, acabo compreendendo melhor quais são minhas maiores dificuldades. Gostaria de saber como vocês gerenciam o tempo de estudo no ambiente virtual e quais estratégias funcionam melhor?

Em resposta à Vânia Nascimento Coimbra

Re: Reflexão sobre aprendizagem digital

por Nazaré Silva Andrade -
Eu tento priorizar as tarefas colocando grau de dificuldade em cada uma (se a aula é muito extensa, se a atividade é muito demorada etc.) e tento resolvê-las primeiro. Com relação ao tempo de estudos é sempre bom adicionar metas que você consiga realizar, por exemplo: se dedicar 30 minutos para assistir às aulas... 1h... E ir aumentando o tempo gradativamente até se tornar um hábito para você. Uma ferramenta que gosto muito de organizar minhas disciplinas dos cursos é o Notion, eu fiz uma tabela de progresso dos cursos que faço e cada curso concluído é uma vitória, monitorar seu progresso pode te ajudar a se concentrar e realizar tudo no prazo. E no final pq não se recompensar? (Claro que só de você ter conseguido terminar algo já é sua recompensa, mas quando você procrastina demais precisa fazer com que seu cérebro entenda que aquilo é algo bom pra você, então sempre que me sinto desmotivada eu coloco algo que eu quero ter como motivação (com o tempo seu cérebro vai se acostumar a se sentir recompensado pelo simples fato de ter sua certificação, mas se está muito difícil é legal se presentear com algo tipo ir numa papelaria comprar uma caneta nova, um estojo etc.), para mim tem funcionado assim, mas claro que tem dias que a bad bate e o jeito é tentar achar motivação assistindo outras pessoas estudando 🙂‍↕️

por Gemauro Gonçalves dos Santos -
Concordo com você,
Há alguns anos tive contato com um estudo feito - salvo engano no MS - que apresentava resultados muito interessantes, no que se refere à comparação dos alunos de cursos presenciais (tradicionais) em relação aos de cursos EaD. Infelizmente não me lembro a fonte, porém serve de qualquer forma para despertar a comparação.
Os alunos dos cursos EaD apresentavam um aproveitamento de estudos e posteriormente melhor posicionamento no mercado do que os de cursos presenciais. O Fomento proporcionado pelos cursos EaD, no que tange a autodisciplina dos alunos, é notoriamente muito maior do que os tradicionais cursos presenciais.
Isso por uma razão muito simples e ingrediente primordial durante os cursos, pois se o aluno não criar condições para o melhor aproveitamento de estudo os resultados não irão brotar na frente dele. Da mesa forma que ele - aluno - precisa aproveitar ao máximo os momentos de mentoria para avançar, mais seguramente, em sua trajetória de aprendizagem.

por THIAGO CHRISTOPHER CARDOSO ARAUJO -
As pessoas citam vários métodos para ajudar no aprendizado individual e solitário, como o Pomodoro, p. ex. Creio que, assim como no estudo dos Estilos de aprendizagem, cada um deve buscar a melhor maneira para realizar essa tarefa árdua que é estudar e persistir estudando mesmo quando não se quer ver uma linha sequer de texto à sua frente.

por Eliane Cristina de Araújo -
Vânia só tem uma coisa o ser humano depende muito da Aprovação e interação do outro. É importante o convívio com o outro, as atividades não presenciais não é de todo ruim, mas como as presenciais fica longe.