Sala de aula é troca de experiência

Sala de aula é troca de experiência

de Dandara Amorim -
Número de respuestas: 0

O profissional que está em sala de aula entre estudantes adultos, seja de forma remota ou presencial, precisa captar que a forma de ensino se ajusta à turma em questão. A maneira de organização e planejamento da aula deve estar alinhada com a faixa etária da turma, uma vez que os objetivos e anseios mudam conforme a fase da vida. Deste modo, a andragogia é um estudo que joga luz nas necessidades dos estudantes adultos, com o foco nas experiências fora da sala de aula dos adultos. Segundo Zabalza (2004), os adultos necessitam saber por que precisam aprender determinado assunto, além disso, o perfil do estudante adulto é normalmente de uma pessoa que já outras ocupações, afora das atividades educacionais, sem contar que, em geral, os discentes que uma idade maior estão centrados na própria vida como orientação ao aprendizado. 

Outro ponto importante a ressaltar, diante da aula, é a necessidade de compreender os estilos de aprendizado dos estudantes e assim proporcionar o ensino de formas distintas, por imagens, filmes, slides, textos. Pois, cada pessoa terá uma maneira de entender melhor o assunto.

O modelo andragógico revela que o centro do aprendizado é o aluno e não mais o professor, assim o aprendizado precisa estar vinculado a aplicação efetiva na sua vida, pois dessa forma há possibilidade de absorção maior dos conteúdos. Diferente da pedagogia tradicional, uma vez que a experiência do alunado é relevante, pois assim o professor ou tutor deve aproveitar a experiência do discente para solução de problemas colocados em sala de aula para discussão de casos