Lev Vygotsky VS Reuven Feuertein

Lev Vygotsky VS Reuven Feuertein

by Gemauro Gonçalves dos Santos -
Number of replies: 0

Gostaria de trazer este ponto da Teoria da Mediação na Aprendizagem, pois considero fundamental na construção das estratégias pedagógicas e a eleição das melhores contribuições para o aprendizado dos alunos.

A teoria da mediação na aprendizagem é desenvolvida por Lev Vygotsky, com contribuições significativas e teorias relacionadas também por Reuven Feuerstein. Para Vygotsky, a aprendizagem ocorre através da mediação social, onde o professor e outros indivíduos mais experientes ajudam o aprendiz a construir conhecimento. Feuerstein, por sua vez, desenvolveu a teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM), focando em como um mediador humano pode modificar o potencial de aprendizagem cognitivo de uma pessoa. 

Disponível em: https://rbeducacaobasica.com.br/2019/10/08/a-mediacao-da-aprendizagem/#:~:text=O%20AUTOR%20POR%20TR%C3%81S%20DA,aos%20profissionais%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20escolar. (em 02/12/2025).

https://pedagogiaparaconcurso.com.br/artigo/a-mediacao-da-aprendizagem-papel-do-professor-e-estrategias-segundo-a-teoria-de-vygotsky/#:~:text=Teoria%20de%20Vygotsky-,A%20Media%C3%A7%C3%A3o%20da%20Aprendizagem:%20Papel%20do%20Professor%20e%20Estrat%C3%A9gias%20Segundo,alunos%20em%20sala%20de%20aula. (em 02/12/2025)