Reflexão

Reflexão

by Diana Alves da Silva -
Number of replies: 1

A leitura deste módulo reforçou a importância de compreender as legislações que fundamentam a educação inclusiva. Conhecer as leis não é apenas uma exigência formal, mas uma base que orienta nossas práticas, decisões e responsabilidades dentro da instituição. Quando entendemos os direitos dos estudantes e os deveres da escola, conseguimos atuar com maior segurança, respeito e coerência, garantindo que o trabalho esteja alinhado ao princípio da inclusão e da equidade.

Antes deste módulo, eu já tinha noção das principais leis que orientam a educação e a inclusão, como a Constituição Federal, a LDB e o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Porém, o conteúdo aprofundou meu entendimento sobre como essas legislações se articulam na prática e qual é o papel do monitor de ensino nesse contexto. Percebi que a inclusão não se resume a adaptações pontuais, mas envolve uma postura ética, acolhedora e comprometida com o acesso, a permanência e a participação dos estudantes.

O aprendizado deste módulo contribuiu diretamente para minha atuação como monitor de ensino inclusivo, pois ampliou meu olhar sobre as necessidades educacionais específicas e sobre a importância de promover um ambiente acessível e colaborativo. Com isso, fortaleço minha prática, compreendendo que a inclusão é um processo contínuo que exige sensibilidade, conhecimento e intencionalidade. Este módulo, portanto, trouxe reflexões essenciais para minha formação e para o desenvolvimento de um trabalho mais consciente e humanizado.

In reply to Diana Alves da Silva

Re: Reflexão

by ALICE GOMES COSTA PRADO -
Olá Diana,
Concordo com você! Conhecer as legislações de educação inclusiva é fundamental para atuar com segurança e coerência, garantindo direitos e promovendo equidade. Percebi também que a inclusão vai além de adaptações pontuais, exigindo postura ética, acolhedora e atenção às necessidades de cada aluno.

O papel do monitor é essencial para construir um ambiente acessível e colaborativo, e este módulo reforçou a importância de unir prática pedagógica e conhecimento legal para uma atuação mais consciente e humanizada.