O que eu já sabia

O que eu já sabia

por ALICE GOMES COSTA PRADO -
Número de respostas: 0

Eu já tinha conhecimento de que a inclusão educacional busca garantir igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente de suas diferenças, e que a legislação brasileira, como a LDB e a LBI, assegura esse direito. Foi novidade para mim perceber a profundidade do papel do monitor de ensino, especialmente em como pequenas atitudes e adaptações no dia a dia podem fazer grande diferença para a aprendizagem e participação dos alunos com necessidades específicas. Também aprendi mais sobre barreiras atitudinais e a importância de tecnologias assistivas.

Conversando com uma pessoa com deficiência visual, percebi que uma das maiores dificuldades é a acessibilidade aos materiais de estudo, muitas vezes não adaptados para leitura em braile ou áudio. Outra dificuldade é a participação plena nas atividades, quando a escola não está preparada para oferecer recursos ou apoio individualizado. Barreiras atitudinais, como falta de paciência ou desconhecimento de professores e colegas, também dificultam a inclusão.

Famosos com deficiência, Stevie Wonder, cantor cego, e Alex Zanardi, atleta paralímpico. Essas pessoas mostram que, com apoio, recursos adequados e oportunidades, é possível superar desafios e alcançar grandes conquistas, inspirando a sociedade sobre a importância da inclusão.